Troféu Joaquim Agostinho esteve na estrada com 127 ciclistas

23.07.2021

Fotografia de Frederico Figueiredo junto ao monumento a Joaquim Agostinho, que se encontra com uma coroa de flores.

O ciclismo voltou à estrada para homenagear um dos mais consagrados ciclistas portugueses. O Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho decorreu entre os dias 16 e 18 de julho, com um pelotão de 127 corredores de 17 equipas, das quais 6 formações estrangeiras.

A prova voltou a integrar três etapas e subiu pela primeira vez à Serra do Socorro, numa etapa que partiu do Turcifal e que teve uma extensão de 85,3 km. A organização do Troféu Joaquim Agostinho homenageou o falecido presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, com a deposição de uma coroa de flores.

Na partida do Turcifal, o ciclista da União Desportiva do Oeste, Francisco Guerreiro (da equipa Sicasal – Mitica – Torres Vedras) ofereceu à presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, a camisola de vencedor do Prémio de Montanha, conquistada na recente Volta a Portugal do Futuro. Seguiu-se uma etapa que começou em Arruda dos Vinhos e terminou com o tradicional circuito de Torres Vedras (num total de 166 km), enquanto a terceira e última etapa ligou a Serra d’El Rei e o Alto de Montejunto, numa tirada de 185 km.

Pelo segundo ano consecutivo, foi Frederico Figueiredo (da Efapel) a sagrar-se o vencedor da prova, seguido por José Neves (da W52-FC Porto) e Jokin Murguialday (da Caja Rural-Seguros RGA).

Frederico Figueiredo também ganhou a classificação por pontos, Joan Bou (da Euskaltel-Euskadi) conquistou o primeiro lugar na Classificação Geral de Montanha, Jokin Murguialday consagrou-se como melhor jovem da competição e João Matias (Louletano-Loulé Concelho) conquistou a classificação das metas volantes. A Euskaltel-Euskadi impôs-se na geral coletiva.

O 44º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho foi organizado pela União Desportiva do Oeste em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras.

Última atualização: 23.07.2021 - 18:10 horas