Uma dezena de espaços religiosos estão abertos regularmente no Concelho graças ao “ISA”
07.04.2022
Mais um espaço religioso está aberto ao público graças à vertente de Património do projeto “ISA - Idosos Saudáveis e Ativos”.
Trata-se da Ermida de Nossa Senhora da Purificação, situada no Sirol (localidade pertencente à União das Freguesias de Dois Portos e Runa), um templo católico construído no século XVIII, projetado por Mateus Vicente de Oliveira (arquiteto que também projetou a Basílica da Estrela), com arquitetura barroca e rococó, de grande riqueza ornamental, o qual integra o referido projeto desde o passado dia 1 de abril.
Recorde-se que a vertente de Património do projeto “ISA” consiste na abertura ao público de monumentos religiosos existentes no Concelho que se encontravam normalmente encerrados, o que é assegurado por pessoas reformadas com idade a partir de 55 anos, a residir no Concelho, e devidamente formadas para o efeito.
De referir a este propósito que os seniores participantes na vertente de Património do “ISA” receberam no dia 14 de março uma formação, a qual visou prepará-los para as funções que estão atualmente a desempenhar no âmbito deste projeto, tendo essa formação contado com a colaboração das forças de segurança (Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana) e da Associação para a Defesa do Património Cultural de Torres Vedras.
No âmbito do “ISA” estão também atualmente abertas ao público, de 3.ª feira a domingo, entre as 10h00 e as 17h00, a Igreja de Santa Maria do Castelo, a Igreja de S. Pedro, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de Nossa Senhora da Graça, a Ermida de Nossa Senhora do Ameal, a Igreja de Santiago (Torres Vedras), a Igreja de Santa Maria Madalena (Turcifal), a capela de Santa Helena (Santa Cruz) e a igreja do convento do Varatojo.
A vertente de Património do projeto “ISA” é promovida pela Câmara Municipal, sendo que a mesma conta atualmente com a parceria das paróquias e das juntas de freguesia dos locais onde decorre, da Associação de Reformados do Concelho de Torres Vedras, da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras, da Guarda Nacional Republicana, da Polícia de Segurança Pública, da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, da Associação de Santa Helena e do Convento do Varatojo.