Torres Vedras

Agenda

Passacaglias, Danças e Polifonias renascentistas

V Festival de Música Antiga de Torres Vedras

Até 11 de junho 2023 | 16h30 às 17h30

Música

Evento já ocorrido

Local: Igreja de Nossa Senhora da Luz, A dos Cunhados

Esta atividade integra o(s) programa V Festival de Música Antiga de Torres Vedras

Este concerto apresenta dois dos instrumentos nunca ouvidos nas edições anteriores do Festival de Música Antiga de Torres Vedras. São eles a charamela e a sacabuxa, sendo dois dos instrumentos fundamentais da chamada Música Alta, ou seja, a música produzida por ensembles de sopros.

O Music`Alta, agrupamento que recria a função dos "Ministréis" músicos que tocavam instrumentos de sopro em grupo e com funções muito específicas como as entradas reais, acompanhamento de procissões e presença nas capelas musicais do século XVI e inícios do século XVII.

Este agrupamento, composto por cinco elementos dará a conhecer algum do belo reportório polifónico português, oriundo dos principais cancioneiros portugueses como o Cancioneiro de Elvas ou o Cancioneiro do Palácio.

Começando com uma passacaglia, uma peça lenta e que servia para acompanhar as procissões, o concerto terá início no espaço exterior convidando o público a percorrer algumas ruas da aldeia, seguindo-se o concerto na igreja abordando os vários ambientes litúrgicos e demonstrando como a dança estava na matriz  da música polifónica cantada e tocada nos templos sagrados de então.

Programa

  • Propiñam de melyor  - Anónimo (final do século XV)
  • Vive le Roy  - Josquin Desprez (1440-1521)
  • Basse dance, Magdalena e Tourdion- Pierre Attaingnant (1454-1521)
  • Tant que vivray - Claudin de Sermisy (1490-1562)
  • Pavane, Si je m'en vois / Gaillarde - Anónimo, Tielman Susato (1510-1570)
  • Si j‘ay perdu mon amy - Josquin Despréz (1440-1521)
  • Branle de Bourgoigne - Claude Gervaise (1525-1583)
  • Les quatre branles - Tielman Susato (1510-1570)
  • Danse de Hercules-De Matrigale  - Tielman Susato (1510-1570)
  • L’amor, dona, ch’io te porto - Anónimo (século XVI)
  • Branle Les Bouffons- Jean d’Estrée (15..-1576)
  • Bergamasca - Anónimo (século XVI)
  • Languir me fais - Claudin de Sermisy (1490-1562)
  • Pavane, La Battaille - Tielman Susato (1510-1570)
  • Gagliarda, La rocha el fuso- Anónimo (século XVI)
  • Margot, labourez les vignes - Jacques Arcadelt (1507-1568)
  • La Volta - Michael Praetorius (1571-1621)
  • La Canarie - Michael Praetorius (1571-1621)
  • Ungaresca - Pierre Phalèse (1510-1575)
  • La Mourisque -  Tielman Susato (1510-1570)

 

Charamela soprano: João Mateus
Charamela alto, gaita-de-foles & alaúde:
Joaquim António Silva
Sacabuxa tenor:
Hélder Rodrigues
Sacabuxa tenor: Paulo Cordeiro
Traverso & pandeiro: João Barroso

Músic`Alta Ensemble de música antiga
O grupo Music'Alta nasce da necessidade de reconstruir e de fazer reviver a música "Alta" praticada pelos "Altos Menistres" dos séculos XV e XVI.

As ocasiões especiais de festa pública, nomeadamente entradas reais, aclamações, cortejos, banquetes, procissões, bailes ou outras grandes festividades, celebradas quer em praças, ruas principais, quer em palácios e igrejas, eram marcadas com “Alta Música” tocada com grande aparato e “estrondo” de forte impacto sonoro. A designação de "Musica Alta" aparece-nos referida por Johanes Tinctoris (1436-1511) músico flamengo vivendo em Nápoles no final do século XV: “Os tocadores de charamela tocam em instrumentos de diversos tamanhos, alguns mais agudos para as vozes superiores e outros mais graves - geralmente chamadas bombardas - para as vozes do meio e inferiores. Por vezes são acompanhados por músicos de sopro com instrumentos de metal, que tocavam um tipo de trombeta chamada em (...) França saque-boute [sacabuxa]. Quando todos estes instrumentos tocavam em conjunto eram chamados a “ALTA”.

Os "Menistres" eram músicos instrumentistas que trabalhavam para o rei, nobre, igreja ou poder municipal, de uma forma mais ou menos permanente. Estes músicos que nos aparecem em Portugal, com as diferentes designações de ministres” ou “menistréis”, eram muitas vezes multi-instrumentistas que formavam conjuntos relativamente autónomos. Existiam os menistres baixos, que tocavam instrumentos de menor sonoridade (mB), e os menistres altos, que tocavam instrumentos de sopro com forte sonoridade (mA) tais como trombetas, cornetas, charamelas e sacabuxas.

As fontes documentais originais não nos revelam em detalhe que música seria tocada nessas ocasiões, no entanto poderemos afirmar que para além de peças estritamente instrumentais, certamente estes grupos proporiam interpretações instrumentais de canções “em voga” da época, assim como de peças de música vocal de natureza religiosa.


Atividade Gratuita


Lotação: 120

Última atualização: 24.04.2023 - 15:21 horas
voltar ao topo ↑