Torres Vedras

Agenda

“Teresinha, a Mosca-das-Flores”

Exposição de Ilustrações de Madalena Bastos

6 a 30 de novembro 2024

Exposição Teresinha_a_mosca_das_flores

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Preparem-se para uma viagem mágica ao fascinante e diminuto universo dos insetos! Vamos acompanhar a Teresinha, uma Mosca-das-Flores na sua busca por alimento, enquanto nos perdemos nas cores vibrantes e nas flores encantadoras, todas delicadamente ilustradas pela artista Madalena Bastos.

Com as palavras da Bióloga Andreia Penado como guia, mergulhamos numa jornada pedagógica repleta de descobertas sobre estes pequenos voadores que desempenham um papel vital no nosso ecossistema. Ao longo do caminho aprenderemos mais sobre estes seres incríveis e como podemos contribuir para a preservação do seu mundo encantado.

Venham explorar, aprender e se inspirar nesta celebração da Natureza!

 

Biografia

Madalena Bastos nasceu no Dia Internacional da Criatividade em 1994, talvez por isso não dê limites à sua imaginação. Continua a aprender todos os dias, mas também a ensinar. Nunca quis ser uma só coisa, mas sim feliz no que faz.

Licenciou-se em Design Gráfico e Multimédia em 2015 e trabalhou como designer até 2018, onde criou a sua marca - Mariqosa. Uma marca para os mais pequenos com livros e publicações ilustradas, jogos pedagógicos, pintura, ilustração, atividades, eventos, entre outras formas de articular a Arte.

Como editora independente já conta com cerca de 10 livros publicados, entre eles “O camaleão que perdeu a cor” ou a “A odisseia de Emoções”, como também o famoso jogo “Histórias Baralhadas” que conta já com 3 edições originais. 

Em 2020 abre um atelier / loja / galeria, a Casa Voadora, onde desenvolve o seu trabalho, expõe o seu e o de outros artistas e onde também dá workshops e aulas para todas as idades.

Em 2021 incorporou a equipa do Serviço Educativo do Centro de Artes e Criatividade, onde teve o privilégio de contactar com diferentes faixas etárias, criando dinâmicas criativas e alusivas ao Carnaval.

Foi também em 2021 que iniciou o Projeto de Fomento à Produção Artística e Criativa inserido no Plano Municipal de Integração de Migrantes 2020-2022, onde dinamizou aulas com diferentes dinâmicas para migrantes e residentes do seu concelho.

Em 2022 desenvolveu um teatro infantil “Nas asas da borboleta” com produção do Bang Venue (Slingshot) onde se estreou no mundo do teatro, escrevendo e representando a peça.

No mesmo ano foi artista residente do Agrupamento de Escolas São Gonçalo no Plano Nacional das Artes, onde explorou o tema “À descoberta do corpo humano” com pinturas de murais em escolas e outras atividades em sala de aula. Como também foi professora de Inglês e Expressão Dramática na Newmanity School, uma escola que promove a felicidade, o bem-estar e a realização do potencial humano através de um método de desenvolvimento criativo e lúdico-pedagógico.

Atualmente, para além de manter a Casa Voadora e a sua marca Mariqosa ativas, envolve-se regularmente em projetos de criação artística e desenvolve frequentemente atividade em escolas.


Atividade Gratuita


acesso a público com mobilidade condicionada

Esta atividade contribui para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):

        
    
Última atualização: 02.09.2024 - 15:05 horas
voltar ao topo ↑