Torres Vedras

Agenda

As plantas na obra poética de Luís Vaz de Camões

25 de junho a 31 de agosto 2025

Exposição exposicao_plantas

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Dedicada às plantas na obra poética de Luís de Camões, esta exposição insere-se nas Comemorações do V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões.
A seleção dos trechos poéticos e das aguarelas que os ilustram, tem como base o trabalho de investigação que o Doutor Jorge Paiva tem consagrado ao tema, desde há vários anos.

Na época camoniana, as plantas mais conhecidas e citadas na literatura, não eram as plantas comestíveis ou ornamentais, mas sim as plantas medicinais.

Também n´Os Lusíadas, escritos quase na totalidade no Oriente e centrados nos Descobrimentos, Luís de Camões refere principalmente as plantas medicinais e as especiarias asiáticas.

Nesta exposição, encontram-se ilustrações de alguns poemas de Luís de Camões, com aguarelas das plantas glosadas.
Da autoria de Ursula Beau (1906-1984), as aguarelas representam espécies da flora espontânea de Portugal e fazem parte de um notável conjunto, pertença da Sociedade Broteriana.
Em cada painel poema-aguarela, indica-se o nome vulgar e o nome científico das plantas e destaca-se a sua menção no texto.

 

Ficha Técnica

Projeto expositivo e textos: Ana Margarida Dias da Silva (CHSC, DCV), Maria Teresa Gonçalves (CFE, DCV, SB) e Jorge Paiva (CFE, DCV)

Aguarelas: Ursula Beau

Grafismo: José Augusto Reis

Organização: Sociedade Broteriana

Apoio: Departamento de Ciências da Vida, Centre for Functional Ecology


Atividade Gratuita


acesso a público com mobilidade condicionada

Publicado: 06.03.2025 - 15:25 horas
voltar ao topo ↑