Agenda
Da Viagem ao Lugar | Termas Vale dos Cucos
Exposição e Palestra
10 de janeiro a 24 de fevereiro 2026
Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras
A Biblioteca Municipal de Torres Vedras apresenta, de 10 de janeiro a 24 de fevereiro, a exposição “Da Viagem ao Lugar - Termas do Vale dos Cucos”, dedicada ao projeto da "Tese de Mestrado em Arquitetura" de Rui Silvestre, concluído em 2021 e distinguido em 2022 com uma Menção Honrosa no Prémio Archiprix Portugal.
Aquando da inauguração da exposição, que decorrerá no dia 10 de janeiro, pelas 16h00, convidamos o público a assistir à palestra elaborada pelo arquiteto Rui Silvestre, a revisitar e conhecer melhor um lugar singular, através do olhar da Arquitetura.
A exposição reúne um conjunto de elementos, nomeadamente desenhos, maquetes, e documentos de estudo, que revelam o processo de investigação e desenvolvimento do projeto.
O percurso expositivo propõe uma reflexão sobre a relação entre território, viagem e termalismo, destacando o papel das linhas ferroviárias no desenvolvimento das estâncias termais portuguesas e, em particular, na história das Termas do Vale dos Cucos.
O ponto central da exposição é o projeto de arquitetura, que sugere uma possibilidade de futuro para o conjunto termal, conciliando preservação, contexto paisagístico, e novas práticas termais de saúde e bem-estar.
O visitante poderá conhecer um estudo aprofundado do passado do termalismo, uma apresentação histórica das Termas do Vale dos Cucos, e um levantamento arquitetónico das estruturas existentes. Esta exposição é assim uma viagem, que liga o passado a um possível futuro termal.
Biografia
Rui Miguel Carvalho Silvestre, natural da cidade de Torres Vedras (1993), é arquiteto formado pela Universidade de Évora. Licenciado em 2014, concluiu o mestrado em 2021 com a dissertação centrada em projeto intitulada “Da Viagem ao Lugar - Termas Vale dos Cucos”, com a qual participa no concurso Archiprix Portugal 2022, sendo distinguido como finalista e premiado com uma Menção Honrosa.
No decorrer do seu percurso académico, é monitor na unidade curricular de Projeto 3, em 2016-2017, e desenvolve um interesse particular pela execução de maquetes de arquitetura. Em 2017 cria a marca RS_archimodels, através da qual realiza maquetes para vários ateliês de arquitetura. Destaca-se ainda pelo desenvolvimento de um protótipo de máquina para corte de polistireno expandido, atualmente presente nos ateliês de alguns arquitetos.
Participa em vários concursos e workshops nacionais e internacionais. Entre outros, em 2018 vence o prémio local do 28.º Concurso de Soluções Construtivas Pladur, representa a Universidade de Évora no Prémio Universidades da Trienal de Lisboa, e participa no workshop internacional “Paesaggi Minerari Architettura e Archeologia”, na Sardenha, Itália.
Em 2016 tem a sua primeira experiência em ateliê no PLCO Arquitectos, do arquiteto e professor Pedro Oliveira. Em 2017-2018 integra a equipa de jovens estudantes no ateliê Casa de Monsaraz e, em 2022, passa a colaborar com o ateliê ACTS Arquitectos.
A partir de 2025, inicia atividade em nome individual, estabelecendo o seu próprio ateliê na cidade de Torres Vedras, dando continuidade ao desenvolvimento da sua prática profissional, de forma autónoma.
Inauguração da exposição: 10 de janeiro às 16h00
Atividade Gratuita
acesso a público com mobilidade condicionada
Esta atividade contribui para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):




