Torres Vedras

Agenda

Santa Joana dos Matadouros

Teatro da Didascália

28 de fevereiro de 2026 | sábado | 21h30 às 23h45

Teatro imagem de peça de teatro Santa Joana dos Matadouros

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Classificação etária: M/12 anos

Todos os fracos e desprotegidos recorrem à personagem de Joana Dark escrita por Brecht. Joana segue o seu espírito missionário enquanto porta-voz do povo e mediadora dos conflitos entre os trabalhadores, e o poder que dirige a indústria da carne. Joana é manipulada pela classe que representa, mas também pelo poder, que lhe oferece pequenas vitórias com o objetivo de a instrumentalizar. Joana é a válvula de escape do povo e o instrumento, através do qual, o poder tenta controlar a fúria da multidão. Joana podia ser aquela artista politicamente engajada, com fortes discursos em defesa de todos os oprimidos do mundo, que se alimenta das suas histórias e tragédias, e que inconscientemente contribui para a romantização das suas desgraças.

Escrita por Bertolt Brecht entre 1929 e 1931, e estreada em palco somente em 1959, Santa Joana dos Matadouros estreia em novembro no Teatro Carlos Alberto, com encenação de Bruno Martins, diretor-artista do Teatro da Didascália. O texto trabalha sobre esta tensão entre fé e política, expondo os mecanismos através dos quais o poder absorve e neutraliza a luta popular.

A história passa-se em Chicago, logo após o crash bolsista de 1929. Mas podia passar-se em qualquer tempo e lugar. É a sempre inacabada história dos fracos e desprotegidos diante do poder discricionário dos proprietários, patrões e especuladores. Entre uns e outros, Bertolt Brecht cria uma personagem chamada Joana Dark – inspirada na figura de Jeanne d’Arc – que, animada pela fé religiosa, se junta aos trabalhadores na luta contra o desemprego e a miséria, mas que o poder rapidamente instrumentaliza a seu favor.




Ficha Técnica 

Texto Bertolt Brecht  

Dramaturgia e encenação Bruno Martins

Assistência de encenação Cláudia Berkeley

Composição e direção musical Amélia Muge

Apoio técnico-musical António José Martins

Interpretação Beatriz Wellenkamp Carretas, Carolina Rocha, Eduardo Breda, Flávio Catelli, João Cravo Cardoso, João Melo, João Miguel Mota, Lucília Raimundo, Pedro Couto, Telma Cardoso

Cenografia e figurinos Catarina Barros  

Assistência de cenografia e figurinos Susana Paixão

Desenho de luz Valter Alves

Operação de som Mariana Guedelha

Direção de produção Patrícia Gonçalves

Comunicação Anaïs Proença

Design gráfico Luísa Martelo

Vídeo Eduardo Breda


Parceria Lemon Jelly

Parceria de Comunicação RUM, Gerador

Produção Teatro da Didascália

Poprodução Casa das Artes de Famalicão, Cineteatro Louletano, Teatro Nacional São João

Apoio Município de Vila Nova de Famalicão República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes

Agradecimentos CLAV, Teatro Experimental do Porto, Cassandra, Matilha Studio, Carla Gonçalves

Direitos de representação Suhrkamp Verlag GmbH, Berlin

 

Informações: 261 338 131 | teatro.cine@cm-tvedras.pt


Preço: 5 €
Comprar Bilhetes

Teatro-Cine de Torres Vedras-

Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 18h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


Última atualização: 09.01.2026 - 11:08 horas
voltar ao topo ↑