Torres Vedras

Agenda

Fossilidades - Evgenia Emets

Instalação

10 de janeiro a 8 de fevereiro 2026

Exposição Fossilidades Evgenia Emets com imagem da artista

Local: Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

O projeto "Fossilidades" convida a explorar histórias do passado profundo e a imaginar futuros possíveis na nossa relação com as florestas. Através da arte, ciência e encontros com a comunidade, pretende refletir sobre as transformações ecológicas e como moldamos a paisagem com as nossas ações. Caminhadas, conversas, obras visuais e documentos históricos ajudam a reimaginar a floresta não como recurso, mas como parceira viva no nosso futuro coletivo.

Para desenvolver a instalação "Fossilidades", a artista Evgenia Emets parte do tronco fóssil de uma Araucária, localizado na povoação de Cadriceira. Este achado arqueológico dos anos 80 tem cerca de 20 metros de comprimento e 1,30 m de diâmetro e é datado do período Jurássico Superior, época do período Jurássico da era Mesozoica do éon Fanerozoico, entre 163,5 milhões e 145 milhões de anos, aproximadamente.

A investigação da artista apoia-se em trabalho de campo, artigos em meios impressos, consulta a arquivos e realização de entrevistas com especialistas, locais e entidades com foco no tema, para refletir sobre as implicações ecológicas e culturais desta descoberta ancestral.

Mais recentemente, foi identificado um novo tronco fóssil num terreno privado, o que levanta questões urgentes sobre como este património geológico pode ser reconhecido e protegido. Na altura da descoberta, o tronco fóssil de Araucária foi enterrado novamente no solo por falta de recursos, ficando oculto, em vez de ser preservado como património visível. Esta realidade enquadra a questão central de investigação de Emets: de que forma o conhecimento do património geológico desta região, em Torres Vedras, e mais concretamente, da Serra do Socorro e Archeira, nos pode ajudar a imaginar a biodiversidade e as florestas a longo prazo, influenciando a restauração prática dos habitats naturais? O processo de trazer este tronco oculto de volta à consciência torna-se, em si, um ato de revelação.

A instalação "Fossilidades" está inserida na exposição “Memória Dos Pássaros Que Não Voam”, com curadoria de Jorge Reis, no âmbito do projeto de investigação e arte “REVELAR”. 

 

Inauguração: 10 de janeiro das 15h às 17h


Atividade Gratuita


Última atualização: 07.01.2026 - 16:45 horas
voltar ao topo ↑