Torres Vedras

10º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” cria pontes em Torres Vedras

06.06.2024

fotum turismo

De 3 a 5 de junho realizou-se em Torres Vedras o 10º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, cujo tema central foi “Turismo: Ponte para gerar entendimentos”.

A Sessão de Abertura, que decorreu no Teatro-Cine de Torres Vedras, contou com a presença de Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal; Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal; Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo; e Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que deu as boas-vindas a todos os cerca de 500 congressistas presentes.

Na sua intervenção, a presidente referiu o Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Torres Vedras, que deu a conhecer de forma mais aprofundada a realidade do Concelho e permitiu perspetivar o seu futuro. Referiu ainda que em 2023 foram contabilizados cerca de 134.000 hóspedes e um total de mais de 287.000 dormidas no nosso território, colocando o Concelho em segundo lugar entre os municípios do Oeste. O apoio à criação de alojamento local e promoção do turismo em espaço rural foram medidas referidas pela autarca, que mencionou também o investimento em infraestruturas e melhorias dos acessos rodoviários no Concelho.

Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, sublinhou também a importância das acessibilidades como um dos desafios que se colocam ao turismo interno na região Centro de Portugal. Francisco Calheiros reforçou a necessidade de “encurtar distâncias no país”, referindo-se à linha férrea.

Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, falou sobre necessidade de capacitação das entidades regionais de turismo por forma a descentralizar algumas áreas do Turismo de Portugal.

A propósito esteve o primeiro painel, intitulado "Desafios para as Entidades Regionais de Turismo". Moderado por Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, contou com a participação de cinco presidentes de regiões de turismo: Raul Almeida (Centro de Portugal), Luís Pedro Martins (Porto e Norte), Carla Salsinha (Lisboa), José Santos (Alentejo) e André Gomes (Algarve).

O segundo painel, moderado pela vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dulcineia Ramos, foi dedicado ao tema “Turistas Improváveis: Experiências Inspiradoras Rumo à Promoção da Paz em Territórios de Guerra”. Participaram Bruno Santos, piloto torriense; Mário Patrocínio, escritor e cineasta torriense e Rui Nunes da Silva, presidente do IPAV – Instituto Padre António Vieira.

Seguiu-se uma visita às Linhas de Torres, Centro Histórico de Torres Vedras, visita com degustação de vinhos à Adega Mãe e visita ao Centro de Artes e Criatividade.

O jantar oficial ficou marcado pela homenagem feita às personalidades e entidades que mais contribuíram para o desenvolvimento e notoriedade do setor do turismo na região Centro de Portugal. O Carnaval de Torres Vedras foi distinguido na categoria “Evento”. 

O segundo dia do evento ficou marcado pelo painel “O Turismo como Ferramenta de Construção e Manutenção da Paz", no qual participou Maryna Mykhailenko, embaixadora da Ucrânia em Portugal; Euhenia Kubakh, diretora de desenvolvimento na organização ucraniana “Centro das Liberdades Civis”, Prémio Nobel da Paz em 2022; Joaquim Ganhão, capelão do Santuário de Fátima; e a vereadora Dulcineia Ramos.

“A Paz como Destino Turístico", “A Paz Começa Aqui! Formas de Estimular a Cooperação e a Coesão Territorial” e “Impactos da Guerra na Economia Mundial e Nacional” foram os painéis que se seguiram e nos quais intervieram personalidades representantes de várias entidades ligadas ao Turismo.

O 10º Fórum de Turismo Interno foi também uma oportunidade para os operadores turísticos e as agências de viagens nacionais presentes ficarem a conhecer a oferta turística de Torres Vedras, estabelecendo oportunidades de negócio para o futuro. As reuniões realizadas envolveram cerca de 50 participantes, ligados a empreendimentos turísticos, restaurantes e empresas de animação turística regionais, além de representantes institucionais.

No encerramento do Fórum, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, reiterou que a atividade turística é um sinónimo de Paz, o que foi, aliás, uma ideia central a todos as tertúlias. Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, agradeceu a presença de todos, destacando a importância do tema escolhido.

Fotografias: Turismo Centro de Portugal

Publicado: 06.06.2024 - 15:34 horas
voltar ao topo ↑