3.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras

01.12.2006

Entre 27 de Outubro e 11 de Novembro decorreu o “3.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo”.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Miguel, este evento “veio para ficar, sendo já um ex-libris cultural das Festas da Cidade. O acordeão está no imaginário das pessoas como um dos instrumentos musicais mais ligados à cultura popular…”.
Durante este Festival actuaram, no concelho, alguns acordeonistas de referência no panorama musical nacional e mundial, como Renato Borghetti, Stephane Delicq, “Mestre Cheiroso e seus Brincantes”, “Martin Lubenov & Jazzta Prasta Band”, “Dazibao” e “João Gentil Trio”, tendo os Concertos se realizado em locais diversos como o Teatro-Cine, a Tuna Comercial Torreense, a Adega Cooperativa de Dois Portos ou as instalações do Instituto da Vinha e do Vinho de Torres Vedras.
Integrado no evento, esteve patente uma Exposição de Fotografia da autoria de Ruben Borges, a qual incidiu sobre a edição do ano transacto dos “Acordeões do Mundo”, tendo sido, ainda, lançada uma colecção de postais baseados nos trabalhos expostos nesta mostra.
Pela primeira vez o “Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras” integrou propostas na área da formação musical – “Master Classes” -, abertas a alunos de escolas e conservatórios de música, com opção de acordeão, e a acordeonistas amadores nacionais, as quais foram dirigidas por Artur Fernandes.
As “Merendas do Acordeão”, que tiveram início na edição do ano transacto do
Festival, foram, de novo, co-organizadas com a Livraria “Livrododia”, consistindo em actuações de acordeonistas em cafés e restaurantes de Torres Vedras (Café “A Brasileira”, B.O.C., Café “Havaneza”, Cervejaria “O Gordo” e Adega Tauromáquica “O Manadinhas”), à hora do lanche, lendo-se, no seu decorrer, textos literários relacionados com a História e a Cultura local, e proporcionando-se, também, a degustação de vinhos e de queijos do concelho.
Os “Coretos do Acordeão” foi outra das vertentes deste Festival, tendo-se realizado, neste âmbito, na Expotorres, actuações de acordeonistas que entusiasmaram o público com os sons característicos do Oeste e da Estremadura.
Também neste espaço funcionou um "Atelier do Acordeão", a cargo de Leonel Carreira Rocha, que consistiu numa Oficina de construção e reparo de acordeões.
Realce, igualmente, para as actuações que foram levadas a cabo, nos dias 4 e 5 de Novembro, pelos Acordeonistas de Távora e Douro Sul, mediante as quais os sons do acordeão se fizeram ouvir na zona central de Torres Vedras.

Última atualização: 04.10.2022 - 15:10 horas