65 estabelecimentos de ensino do Concelho estão inscritos no “Eco-Escolas”
06.02.2024
65 estabelecimentos de ensino do Concelho, mais concretamente as 58 escolas de ensino público existentes neste território, e sete escolas de ensino privado, estão, no presente ano letivo, inscritas no programa “Eco-Escolas”.
Este facto faz de Torres Vedras um dos concelhos nacionais mais participativos no “Eco-Escolas”, que é, recorde-se, um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul Ambiente e Educação (anteriormente designada de Associação Bandeira Azul da Europa), o qual pretende reconhecer trabalho de qualidade realizado no âmbito da Educação Ambiental e para a Sustentabilidade por entidades com atividade de ensino e encorajar ações neste domínio.
Para se obter o galardão do “Eco-Escolas” (a respetiva Bandeira Verde) é necessário desenvolver trabalho, ao longo do ano letivo, seguindo uma metodologia constituída por sete passos:
1 - Formalização de um Conselho Eco-Escolas (grupo de trabalho com representação dos alunos, em maioria, dos professores, dos funcionários, dos pais, do município e de outros elementos da comunidade, que sugere, discute e avalia o plano de atividades a elaborar);
2 - Realização de uma Auditoria Ambiental (ferramenta de diagnóstico do estado ambiental das instalações da entidade e que permite uma verificação da evolução do mesmo ao longo do tempo);
3 - Construção de um Plano de Ação (planificação/previsão de atividades segundo os vários temas de trabalho: Resíduos, Água, Energia (fundamentais); tema do ano letivo (“Geodiversidade” e/ou “Espaços Exteriores”, em 2023/24); outros que a entidade pretenda trabalhar);
4 - Monitorização e Avaliação (análise do sucesso das atividades realizadas face a metas concretas - ex.: diminuir em 20% os resíduos indiferenciados; criação de “brigadas verdes” para monitorização das ações da comunidade escolar);
5 - Trabalho Curricular (as atividades “Eco-Escolas” podem ser integradas em várias disciplinas);
6 - Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local (divulgação do Plano de Ação na entidade e na comunidade);
7 - Eco-Código (conjunto de frases, ideias, compromissos, elaborados pelos alunos da entidade, que traduzam o código de conduta/regulamento ambiental da mesma).
Refira-se que esta metodologia é inspirada nos princípios da Agenda 21 Local, sendo que os seus passos visam garantir a participação das crianças e jovens das entidades de ensino envolvidas no “Eco-Escolas” na tomada de decisões, de forma a tomarem parte na construção de comunidades mais sustentáveis.
O Município é parceiro no “Eco-Escolas” desde 2002/2003, pelo que os técnicos do Centro de Educação Ambiental estão disponíveis durante o ano letivo para acompanhar os estabelecimentos de ensino do Concelho no trabalho relacionado com o programa, por exemplo, participando na dinamização de atividades, fornecendo recursos educativos e facilitando na comunicação com outras áreas do Município.
Relativamente aos projetos “Muros com Vida” e “O mar começa aqui”, os quais se enquadram no “Eco-Escolas”, o Município é também parceiro, fornecendo tintas aos estabelecimentos de ensino do Concelho inscritos nos mesmos, de modo a poderem concretizar os trabalhos referentes a esses projetos.
O Município felicita todos os estabelecimentos de ensino concelhios envolvidos no “Eco-Escolas” e deseja que o reconhecimento dos mesmos no âmbito do programa seja uma inspiração para toda a comunidade educativa local, em prol de um território sustentável com uma participação ativa dos nossos jovens.