A maçonaria torriense foi tema de comunicações e debate no Edifício dos Paços do Concelho
21.04.2013
“Um tema da história torriense do qual nada se sabe” foi abordado por Jorge Paulino Pereira ao final de tardes de sextas-feiras de abril, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho: “A Maçonaria em Torres Vedras”.
As três palestras levadas a cabo por este autor abordaram a atividade dos primeiros maçons torrienses, o aparecimento da Maçonaria em Torres Vedras no século XIX, a atividade da Maçonaria torriense no final da Monarquia em Portugal, o seu envolvimento bem como o da Carbonária local na Revolução de 5 de Outubro de 1910 e a atividade de ambas no início da República em Portugal.
Cada uma das sessões da iniciativa subordinou-se ao tema do respetivo livro que o autor aproveitou para lançar, intitulados A Maçonaria Portuguesa em Torres Vedras: Dos inícios do século 19 até 1910, O final da monarquia: a organização revolucionária da Maçonaria e da Carbonária de Torres Vedras (1898-1908) e Rumo à república: a vitória da Maçonaria e da Carbonária de Torres Vedras (1909-1910).
De referir que a iniciativa “A Maçonaria em Torres Vedras” relacionou-se com a comemoração, a 22 de abril, do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.