Actividades do programa comemorativo do bicentenário das "Linhas de Torres Vedras" promovido pelo município
11.12.2009
A vivência quotidiana da época napoleónica foi recriada no dia 29 de Novembro, na Assenta, no decorrer da Feira da Memória.
Essa iniciativa que teve lugar nas instalações da associação recreativa e cultural da referida localidade e que foi organizada por esta entidade contou com a presença de elementos trajados com vestes características do início do século XIX, uma feira típica deste último período e uma “taverna” oitocentista.
A Feira da Memória foi uma das actividades que têm sido dinamizadas no âmbito do programa comemorativo do bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo município.
Também integrado neste programa realizou-se no dia 21 de Novembro, no Forte de S. Vicente, um exercício da modalidade de comunicações via rádio denominado Comunicando…Divulgaremos. Organizada pela ARADO (Associação de Radioamadores do Oeste), esta iniciativa teve como objectivo dar a conhecer o referido programa comemorativo por meio da comunidade internacional de radioamadores.
Ainda no âmbito desse programa, elementos das oficinas “palavras à solta” e de escrita criativa da Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras dinamizaram nos dias 7 e 10 de Dezembro, na Escola Secundária Henriques Nogueira, uma actividade intitulada Fardas e Farpas. Nesta iniciativa, organizada por esta última associação, realizaram-se apresentações que abordaram as invasões napoleónicas e a Revolução Francesa e recitaram-se poemas sarcásticos relacionados com esta temática.
De referir que estas três iniciativas contaram com a parceria do município.