Alunos das freguesias do litoral do Concelho estão a aprender a praticar "surf"
10.07.2019
Cerca de 500 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade de escolas do litoral do Concelho têm estado a usufruir de uma “Primeira Onda”.
Trata-se de uma nova atividade proporcionada neste território a crianças da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira e das freguesias da Silveira e S. Pedro da Cadeira, a qual pretende facultar a iniciação à modalidade desportiva de surf, bem como sessões de formação acerca do mar nas vertentes ambiental e de segurança.
As aulas do “Primeira Onda” têm sempre lugar em praias do Concelho (Praia da Foz, Praia Azul, Santa Cruz e Santa Rita), já que devido à consistência do seu mar apresentam excelentes condições para a iniciação à prática do surf. O local da aula é sempre escolhido tendo em conta vários fatores, como o estado das marés, as condições de prática e o estado do mar. Os professores que ministram as aulas são experientes e estão equipados com os melhores meios de segurança, além de que, todo o material usado nas mesmas, é totalmente user-friendly (pranchas em espuma) a fim de evitar lesões. Devido precisamente a questões de segurança, cada professor é responsável por um grupo muito pequeno de alunos, de forma a que esteja sempre em total controlo da situação. Todos os professores do projeto “Primeira Onda” são certificados pela Federação Portuguesa de Surf, têm anos de experiência nas aulas de iniciação e proporcionam um acompanhamento próximo e profissional dos alunos, garantindo a sua mais completa formação.
Com este projeto pretende-se: aumentar os níveis de segurança no usufruto do mar pela população mais jovem por meio de trabalho educativo de prevenção e consciencialização sobre os perigos do mar; dar a conhecer conceitos de ecologia marinha, educação ambiental e cidadania; aumentar os índices de conhecimento do mar junto da população local, privilegiando as crianças como grupo-alvo desta ação; e aumentar o número de praticantes de desportos náuticos.
O “Primeira Onda” é coordenado pela Câmara Municipal e tem como parceiros os agrupamentos de escolas S. Gonçalo e Vítor Melícias, a Associação Sealand Santa Cruz e as escolas de surf locais. Integra-se no projeto “EcoMar” e é financiado pelo Portugal 2020 por meio do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.
As respetivas aulas tiveram início em abril, prolongaram-se até junho, e serão retomadas em setembro e outubro e, posteriormente, de março a junho.