Aquisição de veículos elétricos para o Centro Histórico de Torres Vedras
- Designação do projeto: Aquisição de veículos elétricos para o Centro Histórico de Torres Vedras
- Designação do Investimento: RE-C03-i02 – Acessibilidades 360º
- Beneficiário final: Município de Torres Vedras
- Beneficiário intermediário: Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.)
- Objetivo principal: Promoção da acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada no acesso e utilização do espaço público
- Investimento total: 12.614€
- Montante financiado PRR: 11.900€
Mais informação sobre o Plano de Recuperação e Resiliência em recuperarportugal.gov.pt.
O projeto enquadra-se nos objetivos do Aviso N.º 12/C03-i02/2025 do Programa de Intervenções em Vias Públicas (PIVP), que visa a promoção da acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada no acesso e utilização do espaço público.
A aquisição dos veículos (scooters elétricas para mobilidade reduzida) insere-se num contexto estratégico mais amplo de valorização e dinamização do centro histórico de Torres Vedras, com uma área de percurso de mobilidade de cerca de 25.000 m² e a presença de, pelo menos, 13 pontos de interesse cultural.
Os veículos permitirão, de um modo não poluente:
- melhorar significativamente a acessibilidade ao centro histórico e pontos de interesse cultural que o compõem – permitindo o transporte de munícipes e visitantes com mobilidade condicionada, garantindo a sua plena inclusão na vida sociocultural da Cidade;
- valorizar o património cultural existente – garantindo um acesso cómodo e sustentável aos locais de interesse histórico e cultural, contribuindo para a promoção do turismo inclusivo e da fruição equitativa do espaço público;
- reduzir a pegada ambiental da mobilidade urbana – os veículos 100% elétricos vão ao encontro dos princípios da neutralidade carbónica;
- complementar e reforçar políticas municipais de mobilidade sustentável – os veículos adquiridos serão utilizados em circuitos de mobilidade, articulados com as restantes opções de transporte público, numa lógica de intermodalidade e de descarbonização da mobilidade urbana.
A aquisição dos quatro veículos elétricos não se trata de uma medida isolada, mas antes de uma componente estratégica de um plano mais vasto de mobilidade urbana sustentável, inclusiva e adaptada às características únicas do centro histórico de Torres Vedras. A integração destes veículos no espaço público urbano promove a melhoria da qualidade de vida, o acesso à cultura e à cidade, e a coesão social.
Prevê-se o aumento do número de pessoas com mobilidade reduzida que poderão circular de forma autónoma no centro histórico de Torres Vedras, promovendo-se assim a sua inclusão no espaço público. Este acesso facilitado contribuirá significativamente para a redução do isolamento social desses cidadãos, incentivando-se a sua participação ativa em atividades culturais, comerciais e de lazer, e promovendo-se uma maior qualidade de vida para os mesmos. Paralelamente, o projeto reforça o compromisso do Município em ser um território inclusivo, comprometido com a acessibilidade e com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade condicionada. A iniciativa permitirá criar sinergias com outras políticas municipais já em curso nas áreas da mobilidade sustentável, do turismo acessível e da saúde comunitária, contribuindo para uma cidade mais coesa, equitativa e acessível para todos.
Outros projetos financiados por PRR:
- Unidade de Saúde de A dos Cunhados
- Unidade de Saúde de Runa
- Instalação de sensores de estacionamento em lugares de estacionamento reservados
- Radar Social
- Programa de Intervenções em Habitações
- Aquisição de equipamento para o Teatro-Cine de Torres Vedras
- Reabilitação de dois edifícios destinados a alojamento estudantil
- Unidade de Saúde de Ramalhal
- Aquisição de serviços de acompanhamento para a elaboração da estratégia local de habitação
- Aquisição de um fogo na Travessa do Quebra Costas
- Ligação da A8 à Área Empresarial das Palhagueiras em Torres Vedras
- Unidade de Saúde de São Pedro da Cadeira


