Ar do concelho continua a ser monitorizado

14.05.2014

Entre os meses de setembro e novembro realizou-se mais uma campanha de monitorização da qualidade do ar no concelho, promovida pela Câmara Municipal e realizada pelo Instituto de Soldadura e Qualidade.

A escolha dos respetivos locais de medição foi da responsabilidade da Câmara Municipal, sendo que dois desses se situaram no interior da área urbana de Torres Vedras, onde já tinham sido realizadas ações semelhantes em anos anteriores: no Terminal Rodoviário (2007 a 2012) e no Parque Verde da Várzea (2007, 2008, 2009, 2011 e 2012). Fora de Torres Vedras foi realizada uma medição, mais concretamente em frente ao Mercado Municipal de Santa Cruz (tendo já acontecido ações semelhantes em 2008, 2010 e 2012).

Esta campanha permitiu recolher informações sobre as concentrações atmosféricas de óxidos de azoto, monóxido de carbono, ozono, dióxido de enxofre e partículas em suspensão. Em simultâneo, foi recolhida informação relativa a alguns parâmetros meteorológicos que complementou os dados obtidos (vento, temperatura e humidade relativa).

Nesta campanha não se verificou nenhuma excedência dos valores considerados limite relativamente à proteção da saúde humana e da vegetação, presentes no Decreto-Lei n.º102/2010, de 23 de setembro. Apenas no Terminal Rodoviário registou-se excedência do nível crítico (anual) de óxido de azoto, possivelmente devido ao tráfego rodoviário existente neste local.

Última atualização: 30.04.2020 - 19:06 horas