Avaliadores da UNESCO aprovam por unanimidade candidatura preliminar a Geoparque Oeste
13.09.2023
A comitiva do Geoparque Oeste, da qual fez parte a vereadora do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dulcineia Ramos, esteve presente na Conferência Mundial de Geoparques em Marraquexe, Marrocos, onde participou com 9 apresentações e 1 filme, recebendo a aprovação preliminar para a sua candidatura.
Esta aprovação veio no seguimento do relatório efetuado após a visita técnica dos avaliadores da UNESCO em julho deste ano numa visita de 5 dias pelos 6 municípios que compõem a Associação Geoparque Oeste (AGEO): Torres Vedras, Lourinhã, Caldas da Rainha, Peniche, Bombarral e Cadaval. A equipa da UNESCO foi então acompanhada pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, para além de representantes das autarquias locais, parceiros e elementos do conselho científico do aspirante Geoparque Oeste. Do seu percurso fizeram parte: Geossítios, museus e centros de interpretação e outros locais que permitiram o contacto direto com a comunidade, gastronomia e tradições locais.
O trabalho para esta candidatura, que teve início em 2020, sendo remetida em 2022, ficará concluída no primeiro semestre de 2024, altura em que se espera a aprovação final pela Assembleia Geral da UNESCO.
Ao ser aprovado, o Geoparque Oeste fará parte da Rede de Geoparques Mundiais da UNESCO, agora com 195 geoparques por todo o mundo e 5 em Portugal. A criação de um Geoparque Mundial prevê o desenvolvimento do território segundo o princípio de sustentabilidade a nível educacional, ambiental, turístico, cultural, científico, económico e social.