Bang Awards continua a afirmar-se no panorama dos eventos de cinema de animação
07.10.2024
Com um público entusiasmado e cerca de 8 mil visitantes, a 7.ª edição do festival Bang Awards, que decorreu entre os dias 27 e 29 de setembro, na zona do Choupal, constituiu-se como um enorme sucesso.
De facto, o festival reafirmou-se como um dos principais eventos de cinema de animação em Portugal e no mundo, atraindo realizadores, artistas e amantes deste género cinematográfico de diferentes países.
As masterclasses, que tiveram como curador Bruno Caetano, foram um dos pontos altos da recente edição do Bang, sendo que de entre as mais concorridas destacou-se a de John Musker, lendário realizador da Disney, responsável por clássicos como A Pequena Sereia, Aladdin e Moana. Musker proporcionou uma verdadeira viagem aos bastidores do cinema de animação, partilhando com o público o processo de “Levar sonhos para o ecrã”, numa masterclasse que deixou todos os participantes inspirados.
Outro destaque na edição deste ano do Bang foi a presença de Tim Allen, mestre da animação stop-motion, que proporcionou uma talk com o tema “24 fotografias por segundo”, em que abordou a sua experiência em produções de renome, como A Fuga das Galinhas e A Noiva Cadáver.
Cerca de 300 filmes de animação produzidos por criadores de diversos pontos do mundo concorreram na 7.ª edição do Bang Awards, a qual teve como tema inspirador “Hope - Esperança”, tendo sido possível assistir a uma seleção dos mesmos nas noites de sexta-feira e sábado. Refira-se que na edição deste ano do festival foram instalados seis ecrãs temáticos, que se situaram no Parque do Choupal (ecrãs “Hope - Esperança”, “Família”, “Povos Cruzados” e “Natureza Humana”), na Ermida de Nossa Senhora do Ameal (ecrã “Capelinha”) e no Centro de Artes e Criatividade (ecrã “Futuro”).
A cerimónia de entrega de prémios aconteceu na noite de sábado, no Parque do Choupal, tendo na ocasião sido revelado o grande vencedor da edição de 2024 do Bang Awards: o filme The Family Portrait, de Lea Vidakovic, uma coprodução entre Croácia, França e Sérvia.
Outros filmes distinguidos foram:
• Ashkasha de Lara Maltz (Argentina) - Melhor Filme Online
• Cafuné, de Carlos de Vigo e Lorena Ares (Espanha) - Melhor Argumento
• Lack, de Pawel Prewencki (Espanha) - Melhor Banda Sonora Original
• Keep Out (República Checa) - Melhor Filme Universitário
• T-ZERO, de Vicent Niro (Portugal) - Menção Honrosa
O filme mais votado online foi: Quando um quadro adormece nos nossos sonhos (da ANILUPA).
De frisar que a edição deste ano do Bang foi, além de uma celebração do cinema de animação, um espaço para o intercâmbio de ideias e a partilha de experiências entre profissionais de renome desta área cinematográfica. A esse propósito é de referir o Anima Talk, que reuniu realizadores como Lea Vidakovic e Vicent Niro, proporcionando discussões enriquecedoras com o público.
Com um programa diversificado, que inclui também videomapping e workshops para diferentes públicos, o Bang Awards continua a crescer, consolidando-se como um ponto de encontro essencial para profissionais e entusiastas do cinema de animação.
A recente edição do evento teve o seu ponto alto final com um concerto dos MAQUINA e 800 Gondomar no Bang Venue, encerrando o segundo dia do festival em grande estilo.
O Bang Awards é, recorde-se, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal e pela Nau Identidade, e produzida pela Slingshot, a qual conta com o apoio de várias entidades.