Castro do Zambujal foi tema de encontro de investigadores realizado em Torres Vedras
14.09.2023
Torres Vedras acolheu, nos passados dias 7 e 8 de setembro, um encontro de investigadores, promovido pelo Instituto Arqueológico Alemão e apoiado pelo Município.
O foco desse encontro foi o Castro do Zambujal, povoado fortificado da Idade do Cobre, localizado a cerca de três quilómetros para sudoeste da cidade de Torres Vedras, que foi, recorde-se, descoberto em 1932 por Leonel Trindade e que tem sido objeto de escavações arqueológicas sistemáticas, desde 1964, por parte do Instituto Arqueológico Alemão.
Na atividade, que decorreu a partir do Torres Vedras LabCenter, e contou com a participação de investigadores portugueses, espanhóis e alemães, foi efetuado o “estado da arte” relativamente aos trabalhos no Castro do Zambujal, partilharam-se investigações científicas em curso e debateram-se propostas para futuros estudos a realizar tendo como temática o referido sítio arqueológico.
Estiveram presentes o atual e o anterior diretor científico do mesmo, Thomas Schuhmacher e Michael Kunst, este último um nome indissociável dos trabalhos arqueológicos realizados pelo Instituto Arqueológico Alemão no Castro do Zambujal ao longo das últimas quatro décadas.
Do programa do encontro fez ainda parte uma visita guiada à exposição Histórias do Zambujal: 50 anos do Instituto Arqueológico Alemão em Torres Vedras, que está patente no Museu Municipal Leonel Trindade, e uma visita-guiada ao Castro do Zambujal.