Centro Hospitalar de Torres Vedras - Moção apresentada ao Ministério da Saúde

22.05.2013

No passado dia 17 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel, reuniu com o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste, onde lhe foi transmitido que a partir do final do corrente mês, todo o internamento em Ginecologia e Obstetrícia irá passar para as Caldas da Rainha, mantendo-se em Torres Vedras o serviço ambulatório nestas áreas até às 38 semanas. Foi igualmente transmitida a intenção de transferir para o Hospital das Caldas da Rainha o serviço de Internamento Médico de Pediatria por mais de 24 horas, mantendo-se em Torres Vedras o serviço de Internamento Médico Pediátrico até 24 horas e criado o serviço de Hospital de Dia Pediátrico.

Com base nestas informações, no facto de o Hospital de Torres Vedras registar, em 2013, 524 internamentos pediátricos, bem como na inexistência de uma resposta adequada ao nível dos transportes, a Câmara Municipal de Torres Vedras, em reunião de Câmara do passado dia 21 de maio, deliberou apresentar uma Moção, onde manifesta “o seu repúdio pela proposta de fecho do Serviço de Internamento Médico Pediátrico por mais de 24 horas no Hospital de Torres Vedras, por o mesmo ser vital na prestação de cuidados de saúde à população da área de influência deste hospital, devendo a solução passar pelo redimensionamento do número de camas do serviço, por forma a garantir o Internamento Médico Pediátrico, permanente, no Hospital de Torres Vedras”.

Neste mesmo documento, apresenta uma proposta com vista à redução das despesas por parte dos utentes, bem como intervir junto dos operadores de transportes para que os mesmos possam apresentar uma resposta mais adequada às necessidades dos utentes.

Última atualização: 22.05.2013 - 12:33 horas