Ciência e tecnologia em destaque no Made in Torres Vedras de novembro
27.11.2024
No passado sábado, dia 23 de novembro, as antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho de Torres Vedras foram palco da edição deste mês do ciclo Made in Torres Vedras. “Ciência e Tecnologia” foi o tema em destaque nesta edição, que contou com o envolvimento de várias escolas do Concelho.
Na parte da manhã, realizou-se a caminhada “Trilhos da Floresta, caminhada aos Cucos e Vale Escuro”, que deu a conhecer os valores naturais dos espaços florestais do Concelho, sensibilizando para a importância da conservação do património natural e da biodiversidade. A caminhada contou com cerca de 35 participantes e integrou a 15.ª edição da Reflorestação Nacional Torres Vedras
Durante a tarde, a Feira de Ciência e Tecnologia deu a conhecer o trabalho desenvolvido pelos clubes de ciência das escolas Madeira Torres, Henriques Nogueira, de Freiria e Externato de Penafirme, bem como do Clube de Robótica da Escola de São Gonçalo, do Fab Lab Henriques Nogueira, do IPL - Polo de Torres Vedras, do CENFIM, da Sociedade de História Natural, da Associação Double-u Replay, das empresas Gamers Grass e PIX-AIR e dos serviços educativos Quero ser Cientista e Robótica para todos.
A Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO) também esteve presente com o showcooking “Lanches Saudáveis, como assim redução do desperdício alimentar?”, dinamizado pela turma do Curso Técnico de Cozinha e Pastelaria em parceria com os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras.
A uvada foi o produto gastronómico local em destaque nesta edição, com prova de uvada dos produtores Doces Tentações e Terra de Dinossauros.
A conversa, dedicada ao tema “Ciência, verdade ou fake news?”, juntou Pedro Alves, professor assistente convidado na FMUL, investigador no Centro Egas Moniz e Neurologista na Unidade de AVC de Santa Maria; Natália Pona, médica pediatra e diretora geral do CNS Campus Neurológico; e Marta Marques, que integra o grupo de investigação do Laboratório Dr. Gonçalo Bernardes (IMM), a trabalhar com proteínas e anticorpos relevantes no cancro.
A meio da tarde decorreu uma sessão de yoga do riso, cuja dinamização coube a Cidália Tomás.
A exposição sobre insetos intitulada “Pequenos, mas importantes: coleção entomológica da Maceira”, desenvolvida em parceria a associação Vaklouro, esteve patente durante o evento. Ao final do dia, o ATV dinamizou a “Observação Astronómica: Saturno, Júpiter e Galáxia de Andrômeda”.
O concerto de maiseu, com composições originais de Joana Camões e Miguel Samarão, encerrou esta edição do Made in Torres Vedras, com música contemporânea, de voz e violas regionais.
Recorde-se que o ciclo Made in Torres Vedras dá a conhecer alguns dos elementos que tecem a identidade deste território. Através da valorização e divulgação dos ativos locais que são diferenciadores na oferta turística, na qualidade de vida ou na descoberta de novos talentos e criações, a programação pretende convidar os torrienses a apresentar e conhecer ideias, descobrindo também novas formas de as apresentar ao mundo. A próxima edição realiza-se a 7 de dezembro, com o tema “Família”.