Colóquio e exposição abordam o 25 de Abril na imprensa
22.05.2024
O colóquio científico “O 25 de Abril na Imprensa: impactos e poderes discursivos” decorreu no dia 18 de maio, no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras. Inserido no programa das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, juntou investigadores, historiadores e jornalistas que apresentaram diferentes perspetivas sobre o tema.
A sessão de abertura contou com a intervenção da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, e do investigador e historiador Rui Ramos, que abordou a relação entre o Jornalismo e a Revolução.
Seguiu-se o primeiro painel sobre “O 25 de Abril na Imprensa Nacional e Estrangeira”, moderado por Joaquim Moedas Duarte e com as intervenções de Joaquim Vieira sobre a imprensa internacional; de Pedro Marques Gomes sobre a imprensa de informação geral; de Luís Aguiar Santos sobre a imprensa económica, em concreto o caso do Jornal do Comércio; e de Paula Borges Santos sobre a imprensa religiosa, em concreto o caso do jornal Novidades.
O colóquio continuou na parte da tarde com um painel dedicado ao tema “O 25 de Abril na Imprensa Cultural e Humorística”, com moderação de Manuela Catarino. Neste painel, Álvaro Costa de Matos focou a sua intervenção na imprensa humorística, enquanto Daniel Pires abordou a imprensa cultural.
No último painel Joaquim Moedas Duarte palestrou sobre o 25 de Abril na imprensa local torriense, nomeadamente sobre o jornal Badaladas, fundado em 1948, e o jornal Oeste Democrático, publicado entre junho de 1975 e julho de 1978.
O colóquio terminou com apresentação do catálogo da exposição Os Jornais como atores políticos: o 25 de Abril na Imprensa Portuguesa pela presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues.
A referida exposição, com curadoria de Álvaro Costa de Matos, mostra a forma como a imprensa portuguesa noticiou a Revolução de 25 de Abril de 1974 e o derrube da ditadura do Estado Novo pelo Movimento das Forças Armadas, agora num quadro de ausência de censura. A exposição está patente no átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras até 28 de junho. No âmbito da mesma, para além do catálogo, foi editado um encarte de 48 páginas, distribuído com a edição de 26 de abril do jornal Badaladas.