Comunidade torriense comprometida na preservação e recuperação da floresta autóctone
26.01.2026
No âmbito da associação do Município ao Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro), foram cedidas cerca de 40 mil árvores e arbustos em ações que decorreram no Centro Municipal Florestal e no Mercado Municipal de Torres Vedras, durante o mês de novembro. No âmbito da mesma iniciativa, realizou-se na manhã do dia 29 de novembro a caminhada interpretativa “Trilhos da Floresta de Torres Vedras”, a qual levou 17 munícipes a percorrerem 9 km de trilhos por florestas e matas próximas de Torres Vedras.
Nos meses de novembro e dezembro, centenas de munícipes participaram em ações de plantação de árvores em terrenos municipais, com o objetivo de assinalar igualmente o Dia da Floresta Autóctone, as quais resultaram na plantação de 1.955 árvores e elementos arbóreos.
No dia 21 de novembro, na Escola Gaspar Campello (nos Campelos), com o envolvimento de alunos deste estabelecimento de ensino, procedeu-se à plantação de árvores autóctones, bem como à manutenção de árvores plantadas em anos anteriores.
Numa propriedade municipal localizada junto à Avenida Variante Poente de Torres Vedras foram plantadas, no dia 22 de novembro, 40 árvores, no âmbito de uma ação que teve um primeiro momento uma semana antes, o qual se constituiu como uma oficina denominada “Semear e Plantar Árvores”, que foi dinamizada pela Altri Florestal e pelo Lab Aberto FAB LAB.
Também o terreno municipal localizado no Casal do Zambujal foi arborizado, com 401 árvores autóctones, por meio da realização de duas ações de plantação: no dia 22 de novembro, com a colaboração de elementos do Agrupamento de Escuteiros da Ventosa, e no dia 13 de dezembro, com a participação de funcionários dos SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento).
Em outra propriedade municipal, situada nas proximidades da Fonte Grada, teve lugar, no dia 29 de novembro, uma ação de plantação que contou com a colaboração de elementos do ATV – Académico de Torres Vedras, na qual foram plantados 650 árvores e arbustos autóctones.
Os alunos do Externato de Penafirme e da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal participaram, por seu lado, em ações de plantação de 400 pinheiros-mansos e pinheiros-bravos e de controlo de espécies exóticas invasoras na propriedade municipal vulgarmente conhecida como “Pinhal do Karting”, nos dias 18 e 24 de novembro.

Alunos deste último estabelecimento de ensino participaram, no dia 19 de novembro, no Parque Verde de Runa, numa ação de formação focada em técnicas de poda de árvores e na utilização de maquinaria motomanual de sapador florestal, na qual se procedeu ainda à plantação de árvores.
Já alunos da Escola Básica de Palhagueiras colaboraram numa ação de plantação de 220 sobreiros, que teve lugar no dia 28 de novembro, numa propriedade municipal situada junto aos Viveiros Municipais.
Uma outra ação de plantação realizou-se no dia 4 de dezembro, num terreno municipal situado junto à Avenida Variante Poente de Torres Vedras, em parceria com a ANEFA - Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (no âmbito do programa “Pro Natura”) e com a colaboração de elementos da Robbialac, tendo nessa ação sido plantados 216 árvores e arbustos autóctones. Sublinhe-se que a Robbialac ofereceu à Câmara Municipal um total de 400 árvores.
Nos meses de janeiro e fevereiro prosseguem ações de plantação de cerca de 4 mil árvores (ações adiadas devido às condições atmosféricas adversas) no território do Concelho, concretizando o compromisso coletivo de preservação e recuperação da floresta autóctone.


