Concerto de Camané com o Ensemble Darcos encantou o público torriense
30.01.2026
Com lotação esgotada, o Teatro-Cine acolheu na noite do passado dia 23 de janeiro um concerto que juntou Camané, um dos mais prestigiados fadistas portugueses da atualidade, e o grupo de música de câmara Ensemble Darcos (o qual é dirigido pelo maestro e compositor torriense Nuno Côrte-Real), naquele que foi o primeiro espetáculo da edição deste ano da “Temporada Darcos”.
Um concerto verdadeiramente sublime, no qual Camané cantou alguns dos fados mais marcantes do seu repertório (como Madrugada de Alfama ou Abandono), bem como fados inéditos escritos para a sua voz por Miguel Amaral (intérprete de guitarra portuguesa, que participou no concerto) e Nuno Côrte-Real. Na ocasião, foi ainda interpretada música de Chopin, ela própria muitas vezes melancólica e em vários aspetos semelhante à índole do fado.
Em Camané & Ensemble Darcos dois mundos diferentes juntaram-se, dialogaram e fundiram-se, dando lugar a mais uma matiz do fado – situada entre o clássico, o contemporâneo e o popular.
Um espetáculo que encantou o público que assistiu ao mesmo.
De recordar que a “Temporada Darcos" constitui-se como uma iniciativa singular no panorama musical nacional, na qual se divulga fundamentalmente a música clássica segundo as suas diversas abordagens e matizes estilísticas, sendo dirigida também por Nuno Côrte-Real. Os espetáculos desta temporada são na sua maioria interpretados pelo grupo Ensemble Darcos, um dos mais prestigiados grupos de música de câmara portugueses da atualidade, o qual apresenta uma formação que varia consoante o programa de concerto. De realçar que têm participado nos concertos da “Temporada Darcos” aclamados solistas e orquestras nacionais e internacionais. Sendo coorganizada pela Câmara Municipal e pela Darcos - Associação Cultural, essa iniciativa tem como ponto de partida o concelho de Torres Vedras. Em 2026 tem a sua 19.ª edição.


