Conferência marca o início do projeto “Conhecer para preservar | Ouriço-do-MAR”

27.04.2021

Captura de ecrã da sessão online

O projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR” teve início com uma conferência online sobre o tema “A importância do Oceano, o ouriço-do-mar”, que decorreu no dia 21 de abril.

A iniciativa, que contou com 60 participantes, teve como objetivo divulgar o projeto “Conhecer para preservar | Ouriço-do-MAR” junto da comunidade escolar e restante sociedade civil, bem como sensibilizar para a importância da biodiversidade das zonas costeiras, nomeadamente do ouriço-do-mar. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer mais sobre o crescimento azul e as profissões azuis.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, deu início à conferência, que contou com a participação de oradores da Autarquia, do Externato de Penafirme, da Direção-Geral de Política do Mar, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, da Universidade de Évora e da Fragrantetítulo - Associação cultural.

O projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, pretende aumentar os níveis de Literacia do Oceano nas escolas e na sociedade em geral. Esta operação, financiada pelo EEA Grants (aviso Smallgrants #3 – Apoio às iniciativas para educação – Literacia do Oceano), conta com a parceria do Externato de Penafirme, escola não agrupada que integra o programa educativo “Escola Azul”, do Ministério do Mar.

Sobre o EEA Grants

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em www.eeagrants.gov.pt

Última atualização: 31.03.2022 - 16:35 horas