Conferência marcou o final do projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”
21.12.2022
“A proteção do ouriço não acaba aqui!” foi a conferência que marcou o encerramento do projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, que decorreu no Externato de Penafirme, no passado dia 13 de dezembro. A conferência contou com cerca de 200 participantes e teve como objetivo apresentar o balanço da implementação do projeto.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos dos alunos do concelho de Torres Vedras desenvolvidos no âmbito do projeto, como posters científicos, trabalhos de ilustração científica e estórias sobre o ouriço-do-mar.
A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e o diretor do Externato de Penafirme, Carlos Silva, deram início ao evento, que contou com a participação de oradores da Câmara Municipal, do Externato de Penafirme e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A conferência encerrou com a transmissão de uma mensagem da diretora-geral de Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva.
O projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, teve como objetivo aumentar os níveis de Literacia do Oceano nas escolas e na sociedade. Esta operação, financiada pelo EEA Grants (aviso Smallgrants #3 – Apoio às iniciativas para educação – Literacia do Oceano), conta com a parceria do Externato de Penafirme, escola não agrupada que integra o programa educativo “Escola Azul”, do Ministério do Mar.
Sobre o EEA Grants
Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
O EEA Grants tem como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em www.eeagrants.gov.pt.