Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR

08.04.2021

Imagem gráfica com o logótipo do projeto

A operação “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras, pretende aumentar os níveis de Literacia do Oceano nas escolas e na sociedade em geral. Esta operação conta com a parceria do Externato de Penafirme, escola não agrupada que integra o programa educativo “Escola Azul”, do Ministério do Mar.

O projeto integra o “Programa Crescimento Azul” da EEA Grants, que pretende contribuir para o objetivo global de reduzir as disparidades económicas e sociais e reforçar a relação bilateral através do financiamento de projetos em três áreas: Desenvolvimento de negócios, inovação e PME; Investigação; e Educação, bolsas de estudo, literacia e empreendedorismo jovem.

A estratégia de intervenção da operação estrutura-se em três eixos articulados entre si (educar, formar e comunicar), onde se incluem 13 atividades que dão forma ao plano de ação. As iniciativas que constituem o plano de ação visam uma intervenção integrada de informação, formação e sensibilização junto da comunidade educativa do Município de Torres Vedras, em particular dos estudantes e professores do Externato de Penafirme.

Esta estratégia tem como objeto de estudo o ouriço-do-mar como foco para compreender e comunicar o papel multidisciplinar do Oceano com base nos princípios da Literacia do Oceano, nomeadamente os seguintes:

• Princípio 1: A Terra tem um Oceano global e muito diverso;
  • Princípio 5: O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas;
  • Princípio 6: O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados;
  • Princípio 7:  Há muito por descobrir e explorar no Oceano.

Consulte o balanço de implementação do projeto em maio de 2022 aqui.

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em www.eeagrants.gov.pt

Números

• Código do projeto: PT-INNOVATION-0038