COVID-19: Balanço da ativação do Plano Municipal de Emergência

12.05.2020

Logotipo da Proteção Civil de Torres Vedras.

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras reuniu esta terça-feira, de forma não presencial, para traçar um balanço da ativação do Plano Municipal de Emergência, no âmbito da resposta do concelho à pandemia causada pela doença COVID-19.

A Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) decidiu ativar o plano a 12 de março, apesar de não existir, até então, nenhum caso de COVID-19 no concelho. Os primeiros quatro casos foram confirmados a 19 de março, com o pico de casos a registar-se em meados de abril. Neste momento, o território conta com 43 casos confirmados, dos quais 42 encontram-se recuperados.

A implementação de um Centro de Testes à COVID-19 no Centro de Educação Ambiental, a 31 de março, permitiu a realização de mais de 1400 testes. Sublinhe-se que dois terços desses testes destinaram-se a funcionários de instituições de solidariedade.

Às medidas iniciais de prevenção, acresceram as medidas de apoio social. A Linha de Apoio Psicossocial, que entrou em funcionamento a 16 de março, recebeu até ao momento mais de 1000 chamadas. Já o projeto de desporto sénior “Mexa-se para a Vida” adaptou-se ao meio digital, com as aulas online a gerar mais de 5000 interações por parte dos utentes.

A Base Local de Voluntários, estabelecida em parceira com a Delegação de Torres Vedras da Cruz Vermelha Portuguesa, conta com cerca de 150 inscritos.

Entre 1 de abril e 11 de maio foram fornecidas quase 9 mil refeições, incluindo refeições para alunos carenciados e profissionais do Centro de Saúde. Paralelamente, a Escola Básica de Santa Cruz e a Escola Padre Francisco Soares encontram-se a funcionar para acolhimento de filhos de profissionais de 1ª linha de combate à pandemia.

Em articulação com os agrupamentos de escolas foram cedidos, temporariamente, cerca de 850 computadores (cerca de 600 correspondem aos existentes nas escolas), o que representa um investimento de cerca de 200 mil euros. Com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais no acesso ao ensino, foram, ainda, cedidos 500 equipamentos de acesso à internet, enquanto os serviços educativos do Município têm vindo a dinamizar atividades online nas mais diversas áreas.

No dia 14 de abril, entrou em vigor o Programa Municipal de Apoio Extraordinário composto por 39 medidas temporárias de apoio às famílias, às empresas, às organizações da economia social e ao tecido associativo. Entre as medidas do programa encontra-se a disponibilização de 800 vales para aquisição de bens de primeira necessidade no comércio local de proximidade para atribuir a munícipes em situação de vulnerabilidade socioeconómica.

Preparação do desconfinamento

No âmbito da preparação de medidas de desconfinamento, desde 18 de abril que se encontram a ser distribuídas cerca de 65 000 máscaras aos estabelecimentos de bens essenciais e à população, numa cooperação entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia.

As escolas secundárias Madeira Torres e Henriques Nogueira acolheram ações de sensibilização, no âmbito do protocolo estabelecido entre a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e as Forças Armadas.

Tendo em conta o agendamento da entrada em funcionamento das creches, a Câmara Municipal, em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul e a Segurança Social, determinaram a realização de cerca de 278 testes a funcionários de 20 creches do concelho de Torres Vedras.

A Câmara Municipal, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), a Agência Investir Torres Vedras, a Biblioteca Municipal, a Promotorres E.M. e o Balcão da Mobilidade voltaram a prestar atendimento ao público esta segunda-feira, 11 de maio, tendo sido tomadas várias medidas para assegurar as condições de segurança e saúde nos edifícios municipais.

O acesso a cada praia da costa do concelho conta com informação sobre a limitação do acesso para prática de atividade física e desportiva, estando agendada para a próxima sexta-feira uma reunião que visa preparar a época balnear deste ano, reunindo todos os concessionários, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Autoridade Marítima Nacional.

Tal como nas praias, também os parques verdes da cidade irão contar com sinalética informativa e de sensibilização.

Encontram-se a decorrer ações de informação e sensibilização junto da população, através cartazes, outdoors e mensagens sonoras em todo o concelho. Está, ainda, a ser articulada com a ACIRO - Associação Comercial e Industrial da Região Oeste a realização de sessões de esclarecimento junto dos comerciantes.

Publicado: 12.05.2020 - 20:44 horas