COVID-19: Câmara Municipal presta apoio em diversas áreas no âmbito da pandemia

05.02.2021

Em resposta à pandemia causada pela doença COVID-19, a Câmara Municipal de Torres Vedras, em articulação com o Delegado de Saúde do ACES Oeste Sul, tem vindo a implementar um conjunto de apoios com vista a reduzir os riscos de contágio e mitigar os efeitos da pandemia.

A situação epidemiológica no Concelho levou a que fosse necessário reforçar a prestação de cuidados de saúde. Para tal, foram contratados dois enfermeiros e um médico, pelo período de 15 dias, para auxiliar na prestação de cuidados de saúde especializados em unidades de saúde e lares com clusters ativos. A contratação deste serviço teve um custo de 18 mil euros para a autarquia.

O crescimento do número de casos COVID-19 levou a um aumento da afluência ao Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras e, por isso, foi necessário adquirir estruturas para apoiar a ala COVID-19 daquele hospital. Assim, a Câmara Municipal de Torres Vedras instalou estruturas fixas para apoio, durante um período previsto de quatro meses, o que terá um custo aproximado de 10 mil euros.

A autarquia está também a assegurar alojamento para dois enfermeiros de outra região, que foram mobilizados para prestar serviços no Hospital de Torres Vedras, e para as Brigadas de Intervenção Rápida da Segurança Social, que estão a desempenhar funções em lares com clusters de casos COVID-19. O alojamento para estes profissionais, entre janeiro e março, tem um custo estimado de 45 mil euros. Sublinhe-se que existem funcionários da autarquia em regime de voluntariado a prestar apoio aos lares.

O Município garante ainda alojamento para efeitos de isolamento profilático sempre que os casos confirmados ou de alto risco não tenham condições para permanecer em alojamento domiciliário. Atualmente, a principal estrutura para isolamento profilático de cidadãos é o Centro Diocesano de Espiritualidade do Turcifal, onde a equipa da Colónia da Praia Azul presta serviços de apoio à monitorização de sintomas, lavagem de vestuário, recolha de lixo, confeção de refeições e vigilância 24h por dia, por forma a garantir o cumprimento das normas de isolamento. A prestação deste serviço, entre dezembro de 2020 e março de 2021, tem um custo estimado de 44 mil euros.

A campanha “Restaurante em Casa”, que consiste na assunção por parte da Câmara Municipal de Torres Vedras do valor da entrega ao domicílio das refeições dos restaurantes locais, foi reforçada. A campanha tinha inicialmente alocado o montante de 25 mil euros, dos quais cerca de 19 mil já tinham sido utilizados até 27 de janeiro. Este montante será, assim, reforçado com mais 25 mil euros, para que seja dada continuidade à campanha, face às consecutivas renovações do Estado de Emergência. No âmbito do apoio à restauração, foi também criada uma plataforma online que centraliza toda a oferta de restauração do Concelho, a qual teve um custo de 1.500 euros.

Última atualização: 05.02.2021 - 18:07 horas