D. João I regressou a Torres Vedras…
19.05.2015
O momento inicial da construção do Império Português foi mais uma vez recriado em Torres Vedras.
No dia 16 de maio D. João I, infantes, respetiva corte e o Condestável Nun'Álvares “regressaram” a este “burgo” para o Conselho Régio que decidiu a tomada de Ceuta, empresa realizada em 1415 e que marcou o começo da expansão ultramarina nacional.
Depois do desfile que principiou na Praça do Município, passou pelo Largo de S. Pedro e rumou ao Castelo, realizou-se neste local a recriação desse conselho que foi presenciada por numeroso "bom povo".
A atividade teve continuidade pela noite também no Castelo com uma ceia medieval, em que, como não poderia deixar de ser, esteve “presente” o primeiro rei da segunda dinastia portuguesa e respetivo séquito.
Demonstrações de armas e pequenos combates, apontamentos de animação (dança, teatro, canto e música medieval), e uma coreografia de malabares de fogo foi proporcionado ao longo desta recriação.
De referir que no dia anterior tinha sido inaugurada no Museu Municipal Leonel Trindade uma exposição dedicada àquele acontecimento marcante da História nacional, bem como uma outra intitulada “Sarmento Rodrigues - Viagem ao Oriente Português”, a qual pretende evocar este ministro do Ultramar, que realizou em 1952 uma viagem para o “fortalecimento da ideia de unidade de nação pluricontinental portuguesa”.
Exposições ilustrativas do nascimento e ocaso do Império Português.
Ambas estão patentes até ao final de setembro.
Visite-as!