Educação e formação no concelho são agora coordenadas em rede
11.02.2014
A coordenação da área educativa e formativa no concelho é uma necessidade que se tem tornado progressivamente mais premente para o Município com o desenvolvimento do seu trabalho no âmbito da mesma e precisamente com esse objetivo decidiu promover a constituição da Rede Local de Educação e Formação de Torres Vedras.
A formalização da criação desta entidade aconteceu no dia 10 de fevereiro, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, com a assinatura de um acordo de parceria.
Estão envolvidos na constituição deste rede, para além do Município, a ACIRO - Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste, os agrupamentos de escolas Henriques Nogueira, Madeira Torres, Padre Vítor Melícias e S. Gonçalo, a AIHO - Associação Interprofissional de Hortícultura do Oeste, a A-PR - Consultores Associados, Lda, a Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras (entidade titular da Escola de Música Luis António Maldonado Rodrigues), a Associação Dianova Portugal, a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (por meio da AVA – Associação para a Valorização Agrária), o CAERO - Centro de Apoio ao Empresário, o CENFIM – Centro de Formação da Industrial Metalúrgica e Metalomecânica, a COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural, Crl (entidade titular do ISPO - Instituto Superior Politécnico do Oeste), a Competir – Formação e Serviços, SA, a DGestE – Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Escola Internacional de Torres Vedras, a Escola Profissional Cristóvão Colombo, o Externato de Penafirme, o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, a S.E.F.O. – Sociedade de Educação e Formação do Oeste, Lda, a SEMINFOR – Escola Profissional de Penafirme e a Simples Análises - Consultoria e Formação Up, Lda.
A criação da Rede Local de Educação e Formação, que se constitui como um órgão consultivo do Município e das instituições públicas e privadas envolvidas no processo de educação e formação no concelho, prende-se com a necessidade “de maior aproximação e interação entre os sistemas de educação e formação e o mundo empresarial, criando sinergias que promovam o papel da escola e que façam emergir cidadãos competentes e profissionais de excelência”, bem como “de definir objetivos, metas e estratégias de Educação e Formação coerentes com os vetores estratégicos do desenvolvimento territorial numa intervenção articulada e sustentada”.
São ainda objetivos desta rede: promover uma cultura de aprendizagem ao longo da vida; adotar práticas e medidas locais de combate ao insucesso, absentismo e abandono escolar; promover a implementação de projetos de educação para o empreendedorismo nas escolas, com vista ao desenvolvimento de competências e atitudes empreendedoras nos jovens; promover a coesão social e a inclusão, adotando práticas específicas para a população com dificuldades de inserção; e otimizar e consolidar os investimentos existentes quer ao nível do saber-fazer, quer dos espaços físicos e/ou materiais em si.
Esta rede é composta por um Plenário Geral e pela Comissão Local de Educação e Formação que são os órgãos deliberativo/operativo e coordenador, respetivamente. Do Plenário Geral poderão sair Grupos de Trabalho Temporários para a operacionalização de uma temática específica. A Rede Local de Educação e Formação, por meio das suas entidades parceiras e da sua comissão, articula-se com o Conselho Municipal de Educação e com o Conselho Local de Ação Social.