Eleitores em confinamento ou residentes em lares podem votar antecipadamente

20.01.2022

Está a decorrer desde hoje, dia 20 de janeiro, e até ao próximo dia 23, o período de inscrição para voto antecipado nas eleições legislativas de dia 30 de janeiro, destinado a eleitores em confinamento obrigatório ou residentes em estruturas residenciais (lares) ou instituições similares.

Esta modalidade de votação pode ser requerida mediante registo na plataforma www.votoantecipado.mai.gov.pt/. Pode ainda, alguém que represente o eleitor, mediante exibição de procuração simples acompanhada de cópia do documento de identificação civil do eleitor, fazer o pedido de voto antecipado na freguesia correspondente à sua morada do recenseamento eleitoral.

Relativamente às situações de eleitores que se encontrem em confinamento, o pedido de voto antecipado pode ser exercido desde que a respetiva medida de confinamento seja decretada pelas autoridades competentes do Serviço Nacional de Saúde até 22 de janeiro e por um período que inviabilize a deslocação à assembleia de voto.

A recolha do voto antecipado de eleitores em confinamento ou residentes em estruturas residenciais ou similares terá lugar nos dias 25 e 26 de janeiro, devendo os eleitores aguardar, em dia e hora previamente anunciados, na morada por si indicada, a presença de representante da Câmara Municipal para exercer o seu direito de voto.

Mais informações podem ser obtidas na plataforma www.votoantecipado.mai.gov.pt/ ou pela Linha de Apoio ao Eleitor (808 206 206).

Última atualização: 21.01.2022 - 10:31 horas