Escola Básica da Silveira

12.04.2023

Junto à EN247, num terreno próximo da Casa do Pão/Moinho dos Caixeiros, vai ser construída a nova Escola Básica da Silveira, equipamento destinado ao ensino pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico, que proporcionará condições de ensino e estadia de excelência.

Complementarmente à criação deste estabelecimento de ensino, com capacidade para albergar 362 alunos, será construído, perto do mesmo, um pavilhão desportivo, que estará também ao dispor da comunidade em período extra letivo.

O acesso ao recinto escolar será estabelecido por meio de um novo arruamento que ligará a EN247 à Rua das Flores, sendo que no mesmo, para servir a escola, será criado um espaço para paragem de autocarros e um outro para estacionamento temporário de veículos ligeiros (com 11 lugares, um dos quais reservado a veículos de indivíduos com mobilidade condicionada).

Ao pavilhão desportivo garantir-se-ão duas zonas de estacionamento: uma à qual se acederá a partir do referido novo arruamento, e que servirá também o recinto escolar, com capacidade para 38 lugares (três reservados a veículos de indivíduos com mobilidade condicionada); e uma outra, que se situará em torno de um novo arruamento que partirá da Rua das Flores, com 60 lugares (quatro dos quais reservados para veículos de indivíduos com mobilidade condicionada). Na Rua das Flores será ainda criada uma bolsa de estacionamento com 11 lugares.

O edifício da escola será antecedido por uma área exterior coberta que garantirá a transição para o interior ao abrigo dos elementos meteorológicos. A partir do átrio principal do edifício será possível aceder a todos os núcleos funcionais do mesmo: salas de aula (12); salas de atividade (duas); gabinetes de trabalho/atendimento; biblioteca; sala polivalente; refeitório; e área de serviço.

Os espaços de ensino situar-se-ão a norte do átrio da escola, desenvolvendo-se em redor de um pátio, sendo que perto desses espaços localizar-se-ão dois recreios cobertos (cada um para um diferente grau de ensino).

O acesso ao pavilhão desportivo estabelecer-se-á através de uma passagem exterior coberta.

Os espaços exteriores da escola foram preconizados como extensões naturais do edifício da mesma e complementares à função pedagógica deste. Pretende-se que contribuam de forma clara para o desenvolvimento psicomotor dos alunos, tendo sido concebidos segundo uma abordagem inovadora, que os distinguirá dos espaços exteriores escolares standards, monótonos e excessivamente artificiais. Assim, está previsto a futura Escola Básica da Silveira contar no seu exterior, por exemplo, com: um pequeno bosque; um espaço de caráter desportivo, com dimensões de 15X20m, sem marcações no pavimento e compatível com a prática de patinagem; uma superfície que permitirá a realização de atividades lúdicas e livres (como subir, descer, escorregar, rebolar), e que terá um túnel constituído por anéis de betão e um escorrega duplo; um jogo de água; e uma caixa de areia contida/limitada por troncos em madeira com diferentes alturas.

De referir, também, que o sistema técnico preconizado para o edifício da Escola Básica da Silveira tem como princípio base a premissa da eficiência energética, pelo que, no projeto desse novo edifício, foram implementadas soluções para minimizar o recurso a climatização e iluminação artificiais. A este propósito, refira-se que é objetivo do Município dotar os seus novos edifícios escolares de sistemas técnicos eficientes e soluções que permitam, a curto prazo, enquadrá-los no conceito “NZEB” - "Nearly Zero Energy Buildings", ou seja, edifícios com um balanço energético próximo do zero.

Refira-se, ainda, que é expectável que o financiamento para a construção da nova Escola Básica da Silveira seja abrangido pelos Instrumentos Territoriais Integrados promovidos pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, tendo em vista a implementação da Prioridade “5A. Centro + Próximo” do Programa Regional do Centro 2021-2027.

NÚMEROS

• Área 3.940,53m2