Escola Superior de Saúde
20.01.2025
![Imagem gráfica da futura Escola Superior de Saúde](/assets/upload/artigos-imagens/2025/01/20/essexterior/essexterior_w847.jpg)
A antiga sede dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras, na Rua Cândido do Reis, será requalificada para acolher o polo da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria.
A criação deste polo de ensino superior na área da saúde pretende dar resposta às necessidades formativas da região e aumentar a atratividade do Concelho. Com formação ao nível de CTeSP, licenciaturas e mestrados, este equipamento terá capacidade para cerca de 300 alunos.
Atualmente, o edifício é constituído por dois blocos autónomos (o bloco A com acesso a partir da Rua da Eletricidade e o bloco B com acesso a partir da Rua Cândidos dos Reis), que serão adaptados para dar origem a um novo e único sistema.
A entrada principal da escola será na Rua Cândido dos Reis. Nesse piso, estará a cafetaria, o átrio, o auditório e dois laboratórios, sendo que estes três últimos espaços serão iluminados de forma natural através de dois pátios. No piso 1 deste mesmo bloco, serão criadas três salas de aula e um laboratório de estética.
Na zona correspondente ao bloco A, irão funcionar cinco salas de aula, um compartimento de serviços administrativos e um conjunto de gabinetes destinados aos docentes. Existirão também duas salas multimédia e duas salas de estudo, sendo estas últimas pontuadas por um grande envidraçado que permitirá a interação entre os espaços de circulação e a própria zona de estadia. No limite sul do bloco A, a rua interior existente ficará descoberta, tornando-se num lugar de atravessamento e encontro perto do átrio, dos serviços administrativos e dos gabinetes dos docentes.
A fachada da Escola Superior de Saúde irá manter o caráter original do edifício, onde se destaca o painel de cerâmica de Luís Ferreira da Silva, instalado em 1971. O espaço exterior junto à entrada principal será pavimentado com calçada portuguesa e irá contar com zonas de estadia. Esta intervenção insere-se no programa “Arenes - Regeneração Urbana Integrada”, que visa a revitalização urbana, económica e social da antiga zona industrial de Arenes. A intervenção está inscrita no Plano de Ação da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial do Oeste, parte integrante do Contrato para o Desenvolvimento Territorial celebrado entre a Autoridade de Gestão do Programa Regional do Centro e a Comunidade Intermunicipal do Oeste.
Área bruta de construção: 2.615,65 m2
Data de início: janeiro 2025
Data de conclusão: setembro de 2026
Valor empreitada: 3.868.398,53 €
Projeto: Madalena Pereira – Arquitetura Unipessoal, Lda
Créditos das imagens: VPVA