Escola Básica de São Pedro da Cadeira inaugurada pela ministra da Coesão
20.11.2019
Um dos maiores investimentos municipais no Concelho foi inaugurado este domingo, dia 17 de novembro.
Trata-se da Escola Básica de São Pedro da Cadeira, equipamento que vem melhorar substancialmente as condições de aprendizagem e de estadia das crianças da freguesia de São Pedro da Cadeira que frequentam o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. Localizada nas proximidades da associação local, esta escola de “última geração" tem capacidade para mais de 350 alunos e uma área de 939 m2.
A cerimónia de inauguração deste equipamento, que foi antecedida de um almoço-convívio, teve início com o descerramento da respetiva placa, momento em que marcaram presença a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, o torriense Carlos Miguel, para além de autarcas e elementos da comunidade educativa.
Seguiu-se o momento de bênção do inaugurado espaço, o que foi efetuado pelo padre José Quintã, pároco da freguesia de São Pedro da Cadeira, que deixou o repto para que o mesmo seja uma escola onde as crianças que a frequentam encontrem “a felicidade dentro de si mesmos”.
O presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, abriu o período de discursos oficiais, tendo na ocasião relembrado que estamos “perante um novo paradigma do ensino em Torres Vedras”. Aproveitou a ocasião para homenagear o antigo vereador da Educação da Câmara Municipal, o já falecido Tomé Borges, o “pai” da Carta Educativa do Concelho, no âmbito da qual foi concebida a escola que estava a ser inaugurada, sublinhando que o Concelho é atualmente uma referência nacional na área da educação. Deixando o repto para que o novo espaço educativo seja vivido pela comunidade para além do período letivo, Carlos Bernardes anunciou, relativamente às escolas da freguesia de São Pedro da Cadeira que foram desativadas, que o espaço da antiga Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de São Pedro da Cadeira será reconvertido numa creche e que as restantes serão transformadas em unidades turísticas de alojamento local.
De referir que, para além da inaugurada escola, mantem-se em funcionamento na freguesia o Jardim de Infância de Cambelas. O edil relembrou ainda aos representantes governamentais que para a conclusão da renovação do parque escolar do Concelho são necessários mais de 30 milhões de euros, sendo que esse processo envolve a construção das escolas básicas de Penafirme, Turcifal, Ramalhal, Silveira, A dos Cunhados, Sarge, Freiria e Maxial, bem como a reabilitação das duas escolas básicas da Cidade e das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos da Freiria e do Maxial.
Posteriormente, interveio o presidente da Junta da Freguesia de São Pedro da Cadeira, Carlos Gomes, que sublinhou que a criação do polo educativo que estava a ser inaugurado “permitirá segurança, conforto, modernidade e acesso às novas tecnologias”, proporcionando “condições de excelência” aos respetivos alunos, professores e pessoal não docente.
Seguidamente, fez uso da palavra o diretor do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, que relembrou “as condições precárias existentes nas escolas que frequentámos, quer a nível de instalações, quer no que respeita aos materiais didáticos, pedagógicos e de ensino utilizados na altura”, uma “realidade que se arrastou no tempo durante décadas está agora a ser alterada e corrigida no sentido de finalmente ser proporcionada a toda a comunidade educativa espaços condignos”, até porque “sabendo que as crianças passam cada vez mais tempo nos estabelecimentos de educação e ensino, a criação de espaços apropriados para a sua educação, aprendizagem e formação, com as condições necessárias de trabalho, de bem-estar, de alimentação e de conforto, não só são essenciais, como fundamentais para melhorar a qualidade do ensino, das aprendizagens e promover o sucesso escolar”.
Por fim, usou da palavra a ministra da Coesão Territorial, que abordou junto das crianças presentes a importância de se pertencer à União Europeia, já que foi com fundos comunitários que se concretizou a escola que estava a ser inaugurada. Ana Abrunhosa sublinhou ainda na ocasião o “papel dos educadores” e que não há país desenvolvido sem educação, daí a importância de os alunos contarem com boas condições físicas para a aprendizagem, bem como a importância das escolas terem projetos educativos ligados aos territórios respetivos e que sejam inovadores.
Sublinhe-se que esta obra representa um valor de 4.766.106,32€, comparticipado em 2.394.071,93€ no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Oeste, que decorre do Programa Operacional Regional do Centro e do Portugal 2020, os quais estão afetos ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Findos os discursos oficiais, foram lidas cartas com testemunhos de alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade de escolas básicas da freguesia (Assenta, Azenha Velha, Cambelas, Coutada e São Pedro da Cadeira) que foram apresentadas aquando do lançamento da primeira pedra do estabelecimento de ensino que estava a ser inaugurado. Estas cartas foram entregues à diretora da nova escola, Ana Pedro. Também na ocasião foi entregue a Ana Abrunhosa o “auto de notícia da obra".
O ato inaugural terminou com os alunos da escola a interpretarem as canções “Ai, ai, ai, minha machadinha” e “Proteja a natureza”, a que se seguiu uma visita às instalações da mesma.