Estreia Mundial de “O Pássaro de Papel”

29.11.2006

A Estreia Mundial do Teatro “O Pássaro de Papel” teve lugar, no dia 29 de Outubro, no Teatro-Cine, integrada nas “Festas da Cidade”.
Inspirado no conto de Aglaé d’ Ávila Fontes, esta peça tem como personagem principal “um pássaro cor de mel, desenhado e recortado por uma menina numa folha de papel, que aprendeu o exercício de voar com o vento como se aprende a liberdade de viver o sonho. No seu voo por este mundo de Deus, encontrou outros pássaros e foi rejeitado por ser diferente”. Este Teatro pretende alertar para o exercício da discriminação que é praticado no universo das crianças com o consentimento dos adultos e que chega mesmo, por vezes, a ser incentivado.
“O Pássaro de Papel” foi criado em Residência Artística Temporária, em Torres Vedras, onde contou com o apoio da Câmara Municipal, nomeadamente do Teatro-Cine e da Galeria Municipal dos Paços do Concelho. Inserida na Rede de Intercâmbio que surgiu no âmbito do “1.º Encontro ibero-brasileiro de Sergipe – Da Tradição à Modernidade”, esta peça foi, ainda, representada, nos dias 30 de Outubro e 2 e 3 de Novembro, para as escolas do concelho.
Participaram directamente, no seu processo de criação, Moncho Rodriguez (direcção, encenação, adereços e cenário); as actrizes Cristina Cunha (interpretação, figurinos e execução de figurinos) e Adelaide Pinto (interpretação e execução de figurinos); Narciso Fernandes (música); Eduardo Silva Lima (execução de cenário); Rui Gato, Margarida Moura Guedes e Catarina Sobreiro (cenário virtual); Patrícia Sobreiro (execução de figurinos); Ana Nunes (execução de figurinos e adereços); Ana Meireles, Marta Pereira, André Trindade e Leonor Brilha (adereços); e Diana Duarte (design gráfico).
Elementos da Exposição “A Árvore que queria ter Passarinhos” (concebida por Ana Meireles e Marta Pereira), que esteve patente na Sala Polivalente do Edifício dos Paços do Concelho, também foram utilizados em “O Pássaro de Papel” e estiveram expostos no Teatro-Cine.

Última atualização: 04.10.2022 - 15:14 horas