Torres Vedras

Evento comemorativo do Dia Mundial do Solo decorreu em Torres Vedras

10.12.2024

Sessão de abertura do evento Dia Mundial do Solo nos Paços do Concelho Torres Vedras

O evento comemorativo do Dia Mundial do Solo decorreu no passado dia 5 de dezembro, no Auditório do edifício dos Paços do Concelho, em Torres Vedras.

Esta celebração, de partilha de experiências e de conhecimento técnico e científico, decorreu no âmbito do projeto piloto do HuMUS – Healthy Municipal Soils “Healthy Soils@TorresVedras”, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). O tema deste ano “Cuidar dos solos: medir, monitorizar, gerir”, centrou-se na importância dos dados recolhidos e das informações precisas e úteis sobre o solo, que permitem compreender  as suas caraterísticas e desta forma, apoiar  as tomadas de decisão.

O Dia Mundial do Solo, assinala-se anualmente no dia 5 de dezembro, tendo esta data comemorativa sido estabelecida em 2013, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para reconhecimento da importância do solo para a humanidade e instituir uma reflexão e consciencialização da sociedade para a importância deste recurso natural.

O evento foi organizado pelo INIAV, com o apoio da Câmara Municipal e teve como parceiros a Parceria Portuguesa para o Solo e a Sociedade Portuguesa das Ciências do Solo. A sessão contou com as intervenções de abertura do presidente do Conselho Diretivo do INIAV, Nuno Canada,  do representante da parceria Portuguesa para o Solo e da Sociedade Portuguesa das Ciências do Solo e representante do movimento global “Save Soils”, Carlos Alexandre e ainda da vereadora do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dulcineia Ramos, que destacou o papel de Torres Vedras como uma região conhecida pela sua forte ligação à agricultura, que tem vindo a demarcar-se pela inovação e pela aposta em práticas agrícolas sustentáveis e tecnológicas. A Câmara Municipal de Torres Vedras e os produtores locais têm adotado diversas iniciativas que combinam tradição com modernidade, posicionando a região como um exemplo no setor agroalimentar. A título de exemplo foi destacado o projeto “Smart Farm Colab” (Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura).

Seguiram-se as intervenções, das quais se destacam a apresentação do projeto piloto “Healthy Soils@TorresVedras“, único projeto piloto aprovado para Portugal, financiado pelo programa de investigação e inovação (I&I) Horizonte Europa que visa implementar a Missão Solo Europa ao nível regional e local e que conta com uma equipa e com uma comissão científica de acompanhamento interdisciplinares, cruzando várias áreas de conhecimento com o propósito comum de criar um espaço efetivo de diálogo e sinergias, tendo em vista a gestão sustentável dos solos no território municipal e ainda a assinatura do Manifesto do Solo, um Manifesto Europeu que está fundamentado em 8 objetivos específicos para a promoção do solo: reduzir a desertificação, conservar as reservas de carbono orgânico do solo, parar a impermeabilização do solo e aumentar a reutilização dos solos urbanos, reduzir a poluição do solo e melhorar a restauração do solo, prevenir a erosão, melhorar a estrutura do solo para aumentar a biodiversidade do solo, reduzir a pegada do solo global da UE e melhorar a literacia do solo na sociedade.

A sessão terminou com um debate final sobre como cuidar do solo, constituindo um desafio para a ciência, para a economia e para a sociedade.

Publicado: 10.12.2024 - 16:26 horas
voltar ao topo ↑