Torres Vedras

Exposição “Dias de Abril” recorda o processo revolucionário português

30.04.2025

A exposição Dias de Abril foi inaugurada no dia 24 de abril, no Átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Com curadoria de Álvaro Costa de Matos, esta exposição pretende evocar o processo revolucionário português de 25 de Abril de 1974, quando a ditadura do Estado Novo foi derrubada pelo Movimento das Forças Armadas, até 25 de Abril de 1976, data da realização das primeiras eleições legislativas para a Assembleia da República.

Na inauguração, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, enfatizou a importância desta exposição para a comunidade, “principalmente para os mais jovens cujo conhecimento é mais longínquo relativamente a estas matérias”.

O historiador Álvaro Costa de Matos, responsável pela curadoria, investigação, textos e legendas da exposição, explicou que a mesma revisita os acontecimentos político-militares mais relevantes deste período, bem como os seus impactos na, então, vila de Torres Vedras.

Na mostra são resgatadas e analisadas as fontes locais, relacionadas com o período de 25 de Abril de 1974 a 25 de Abril de 1976, e a documentação nacional coeva, num exercício historiográfico que envolve todo o tipo de fontes e géneros de imprensa.

No âmbito da programação associada à exposição Dias de Abril, no dia 24 de maio terá lugar o colóquio “As revoluções dentro da Revolução”, das 9h30 às 13h45, no Auditório do Edifício Paços do Concelho, e a apresentação do catálogo da referida exposição, pelas 15h30, no Átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras; no dia 7 de junho, realiza-se a exibição do vídeo documental “Acontecimentos da Revolução de 25 de Abril de 1974”, pelas 21h30, no Auditório do Edifício Paços do Concelho.

A exposição Dias de Abril, que pode ser visitada até dia 20 de junho, integra as Comemorações do 25 de Abril.

Última atualização: 30.04.2025 - 11:04 horas
voltar ao topo ↑