Exposição fotográfica aborda as diferentes realidades das comunidades ciganas nacionais

31.05.2024

Imagem da vereadora Ana Umbelino e de Israel Paródia

Portugueses Ciganos: Realidades, diversidades e pluralidades é uma exposição fotográfica da autoria de Natália Serrana que está patente no Espaço Primavera – Centro Municipal da Juventude até 30 de junho.

Trata-se de uma exposição que aborda a pluralidade de realidades em que vivem as diversas comunidades ciganas em Portugal, e cujas fotografias retratam desde acampamentos e bairros do Alentejo e Algarve até estudantes universitários, passando, por exemplo, por indivíduos de etnia cigana que mostram o seu talento no mundo das artes (em áreas como o teatro, a pintura, a cinema ou fotografia). Mostra que as comunidades ciganas nacionais são bastante diversas e plurais, contrariando os estereótipos padronizados de uma boa parte da sociedade portuguesa. De facto, de região para região, de cidade para cidade ou até mesmo de bairro para bairro, as comunidades ciganas podem ser diferentes em função do impacto da sociedade envolvente e da sua situação socioeconómica e habitacional, resultando em populações com realidades diversas em termos de habilitações literárias ou atividade laboral.

De referir que a exposição Portugueses Ciganos: Realidades, diversidades e pluralidades acontece no âmbito do projeto conjunto da União Europeia e do Conselho da Europa “Escolas Inclusivas: Fazendo a Diferença para as Crianças Roma” (INSCHOOL), o qual tem o objetivo de sensibilizar o público em geral e profissional sobre os benefícios e o valor da educação inclusiva.

Ao início da tarde do passado dia 22 de maio teve lugar um momento de pré-inauguração desta exposição, o qual contou com a presença do embaixador da Educação Inclusiva, Israel Paródia (aluno do 5.º ano de curso de Medicina), da vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, e do presidente da Associação Cigana Letras Nómadas, Bruno Gonçalves, que fizeram a receção a um grupo de alunos e professores dos cursos de Gestão e Informática da Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

Após essa receção e a realização de uma visita à exposição, a atividade teve a sua continuidade no Edifício dos Paços do Concelho, onde os alunos participantes foram levados a refletir sobre as imagens da mostra e os contrastes que a mesma evidencia relativamente à realidade da comunidade cigana portuguesa.

Refira-se que esta atividade concorreu para a concretização de um dos pilares do Plano Local de Inclusão das Comunidades Ciganas, nomeadamente o do combate à discriminação e aos estereótipos.

Última atualização: 03.06.2024 - 10:57 horas