Festival de Estátuas Vivas teve a sua 18.ª edição em Santa Cruz
19.09.2025

A 18.ª edição do Static – Festival de Estátuas Vivas decorreu de 1 a 6 de setembro, em Santa Cruz. Nessa semana, de segunda a sexta-feira, 24 artistas apresentaram 60 trabalhos, dos quais 10 passaram à final, na noite de sábado, 6 de setembro, no Largo Jaime Batista da Costa.
Na final, o público pôde votar na sua estátua viva preferida e, assim, decidir o vencedor do Prémio do Público. No total foram contabilizados 1.477 votos que elegeram A Valsa, da autoria de Anderson Luís dos Santos e Helena Reis Leite, como a vencedora.
Ao júri do Static coube a atribuição do Prémio do Júri à estátua A Vindima, da autoria de Lena Lopes Thain Selway e Douglas James Andrew Selway, e das Menções Honrosas a Boas de se levar, de Sandra Bernardo e Andreia Gabriel, o Prisioneiro Político, de Rui Francisco Antunes Marques, e A Valsa, de Anderson Luís dos Santos e Helena Reis Leite.
A 18.ª edição do Static contou ainda com a participação dos seguintes artistas: Carla Sofia Rocha Dias, Miguel Alexandre Alves Pinheiro, Susana de Jesus Pereira Lopes, Carlos Manuel Marques Ferreira, Inês Moreira, António Moreira, Eduarda Sousa, Leonor Moreira, Margarida Costa, Tomás Silva, Eva Milheiro, Lucas Assunção, João Cruz, Verónica Ferreira, Ricardo Jorge Lopes Pinto Mesquita, Maria João Borges dos Santos e Maria Elvira Mota Moura. O júri do concurso foi composto por Joana Maria, Luís Ferreira e Catarina Hipólito (substituída por Sofia Bastos nos últimos do evento).
No âmbito do Static, decorreu ainda uma oficina para crianças e jovens sobre técnicas de caracterização, preparação de figurinos e práticas performativas. Os trabalhos desenvolvidos foram apresentados na tarde de 6 de setembro, no Largo Jaime Batista da Costa, em Santa Cruz.
Recorde-se que o Static é um evento organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e que integra o programa “Santa Cruz Verão”.