Fortaleza
01.09.2016
Autoria: Catarina Sobreiro (1975 - )
"Uma das maiores invenções do homem é a ideia de biblioteca pública. Poderemos pensar num lugar mais democrático do que este? Um grande armazém de conhecimento ao alcance de todos, uma casa cheia de liberdade.
A biblioteca é também lugar de refúgio e de edificação. Edificação enquanto elevação da razão e do espírito, mas também enquanto construção prática do futuro.
É nesta ideia de edificação que reside o conceito e o título da obra “Fortaleza”. Trata-se de uma pintura de características eminentemente abstratas, mas que representa uma construção feita de livros. Grandes livros que nos socorrem nas adversidades e através das suas folhas, aparentemente frágeis, nos defendem.
Esta é uma fortaleza simbólica dentro da qual podemos desenhar a estratégia de a transformar numa cidade universal.
Ao oferecer ao Município de Torres Vedras esta pintura criada para o novo espaço inaugurado simbolicamente no dia 25 de Abril, quis homenagear não só o livro mas também este grande serviço prestado à nossa comunidade que é a Biblioteca Municipal de Torres Vedras."
Catarina Sobreiro, agosto de 2016
Catarina Sobreiro
- Catarina Venâncio Geraldes Sobreiro nasceu, em Lisboa, a 29 de Janeiro de 1975.
- Vive e trabalha em Torres Vedras.
- Em 1998 Recebe o Grande Prémio do Júri da 5ª Edição do Prémio Jovens Pintores Fidelidade Mundial.
- Em 2000 obtém a Licenciatura em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
- Em 2001 frequenta os cursos de Ilustração e Banda Desenhada realizados no Centro de Imagem e Técnicas Narrativas do Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão, da Fundação Calouste Gulbenkian.
- Entre 2003 e 2012 frequenta e ministra formação na área das artes visuais e da programação cultural.
- Participa em exposições coletivas desde 1993, destacando-se três exposições individuais: “ imagens revistas”, Lisboa, 2002, “lugares comuns”, Óbidos, 2005 e “desertar”, Torres Vedras, 2006.
- É responsável pela Paços-Galeria Municipal de Torres Vedras, espaço cultural dedicado às artes visuais, desde a sua abertura em 2003.