Fórum da Saúde de Torres Vedras teve a sua primeira sessão
14.02.2017
O Fórum da Saúde de Torres Vedras, subordinado ao tema “O acesso à saúde: o estado dos serviços públicos”, teve a sua primeira sessão no dia 11 de fevereiro.
A “Unidade de Saúde de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste: Que presente e futuro?” foi o tema específico desta sessão que teve como oradores Luís Mascarenhas (ex-diretor do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar do Oeste), Carlos Carapeto (do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo) e Nuno Amado (do Conselho Consultivo do Centro Hospitalar do Oeste). Romana Borja-Santos (jornalista do jornal Público) foi a moderadora desta sessão que teve como ponto de partida assuntos como “A situação nas urgências”, “A necessidade de intervenção no edificado”, “Valências e especialidades”, “As dificuldades na captação de recursos humanos” e “O futuro da Unidade de Torres Vedras”.
A sessão teve início com uma intervenção do presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, na qual frisou a importância da separação do Centro Hospitalar do Oeste em duas entidades com áreas geográficas próprias, como já aconteceu anteriormente.
Seguiram-se um conjunto de intervenções dos oradores, tendo Nuno Amado e Carlos Carapeto referido a necessidade de se alterar a figura jurídica deste centro hospitalar de forma a dar à respetiva administração maior facilidade de gestão nomeadamente no que se refere à obtenção de recursos humanos.
Já Luís Mascarenhas salientou a dificuldade em se captar recursos humanos para o Centro Hospitalar do Oeste, tendo Nuno Amado a esse propósito referido o facto de muitos profissionais da saúde preferirem trabalhar nas unidades de saúde privadas locais.
Nas várias intervenções do público que foram sendo abordadas e respondidas pelos oradores foram referidas, entre outras questões, a importância de se salvaguardar o Serviço Nacional de Saúde, uma das mais importantes conquistas de abril, a premência de se adotar as premissas da União Europeia no que concerne à criação de hospitais de proximidade e a importância de se assegurar um bom serviço de urgências.
De salientar a considerável afluência de público a esta sessão, em boa parte constituído por profissionais da saúde, mas também por autarcas e outros cidadãos.
Este fórum que tem lugar no Edifício dos Paços do Concelho terá a sua segunda sessão no próximo dia 18 de fevereiro, também no período da manhã, sendo que a mesma terá como temática específica “Cuidados de Saúde Primários em Torres Vedras: Acessos e Territorialidades”.
“O insuficiente número de médicos de família” e “O tempo de espera das consultas” serão assuntos a abordar.