Fórum das Associações Culturais de Torres Vedras foi inaugurado
30.10.2014
O programa Torres ao Centro – Regeneração Urbana no Centro Histórico de Torres Vedras está praticamente concretizado.
Um dos seus últimos projetos a ser finalizado foi inaugurado no dia 25 de outubro: o Fórum das Associações Culturais de Torres Vedras.
Esta obra passou pela reabilitação de um conjunto edificado situado junto ao morro e à muralha do Castelo, que tem como elemento emblemático a passagem em arco sobre a Travessa do Quebra-Costas. Esse recém-inaugurado espaço acolhe as sedes de quatro associações (Académico de Torres Vedras, Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras, Espeleo Clube de Torres Vedras e Sociedade Recreativa Operária de Torres Vedras), para além de outros espaços como uma área multimédia, um centro de documentação, uma cafetaria e uma sala de exposições temporárias.
O custo desta intervenção ascendeu a 605.790 euros, tendo sido financiada em 476.564 euros pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro.
No ato inaugural do Fórum das Associações Culturais de Torres Vedras esteve presente a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, para além do presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel, e de representantes das associações afetas a esse espaço.
Após os discursos iniciais e o descerramento da placa inaugural, seguiu-se uma visita às instalações, intervenções de representantes das referidas associações que abordaram a história e atividade das mesmas, uma atuação do coro Canta’Arte e um Porto d’ Honra.
Recorde-se os projetos que já foram concretizados no âmbito do Torres ao Centro, que é dinamizado pela Câmara Municipal em parceria com um conjunto de entidades locais: o Mercado Municipal de Torres Vedras e respetivo Invernadeiro, o Espaço Convida, o SPA do Castelo – Serviços de Proximidade e Apoio, a requalificação dos largos de S. Pedro, de Wellington e Infante D. Henrique, bem como de arruamentos na zona do Largo Frei Eugénio Trigueiros, a Internet por Wi-Fi no Espaço Público, o Porta-a-Porta, o Festival Internacional de Artes no Espaço Público e o Câmara Escura.
Mais informações sobre o referido programa podem ser obtidas no respetivo site.