Geoparque Oeste celebra reconhecimento como Geoparque Mundial da UNESCO
16.05.2024
No dia 11 de maio realizou-se a Gala do Geoparque Oeste, uma noite de celebração do reconhecimento do território como Geoparque Mundial da UNESCO, feito a 27 de março. O evento, realizado no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, contou com a presença de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, e mais de 250 pessoas no público.
A Gala iniciou com uma atuação dos Rufinhos de Torres Vedras, seguindo-se a intervenção do presidente da Associação Geoparque Oeste (AGEO), João Serra, que reconheceu as pessoas e instituições que pela sua competência, perseverança, motivação e espírito de serviço público tornaram possível o reconhecimento do Geoparque Oeste como Geoparque Mundial da UNESCO.
O primeiro reconhecimento da noite foi para os cinco municípios que assinaram a 17 de maio de 2017 a Carta de Manifestação de Interesse que deu início a este processo: Bombarral, Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras.
Seguidamente, foram reconhecidas aqueles que deram corpo à ideia do Geoparque: Lubélia Gonçalves, antiga presidente da direção do Museu da Lourinhã; Octávio Mateus, paleontólogo do Museu da Lourinhã; Artur Sá, chairman da Cátedra UNESCO de Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis; e Elizabeth Silva, antiga coordenadora do Fórum Português de Geoparques.
Também foram reconhecidas as instituições e pessoas que tiveram a visão e disponibilidade para serem os fundadores da associação: GEAL - Museu da Lourinhã; Sociedade de História Natural de Torres Vedras; Universidade Nova de Lisboa; Lubélia Gonçalves; Bruno Camilo; Maria Matos; Rui Venâncio; Miguel Reis Silva e Octávio Mateus.
A par de outras entidades, a União de Freguesias de Carvoeira e Carmões foi reconhecida por, de forma continuada, reconhecer o Geoparque Oeste como um projeto que merece ser comunicado, mas também promovido nas suas atividades e iniciativas.
Foram também distinguidas as contribuições de indivíduos, organizações ou projetos que demonstraram excelência e impacto significativo nas áreas relacionadas com o Geoparque Oeste, nomeadamente na Geoconservação; Geoeducação; Geoturismo, na qual se insere o projeto Sant’Aventura; e Comunicação e Parcerias; onde se destacou também a marca torriense Onildas.
A Gala terminou com as palavras de agradecimento do coordenador executivo do Geoparque Oeste, Miguel Reis Silva, que destacou a coragem, visão e audácia dos municípios que acreditaram que é possível trabalhar em conjunto em prol do desenvolvimento sustentável de uma região, colocando para segundo plano os interesses políticos e locais, mas sem nunca esquecer a identidade dos seus territórios.
Fotografia: Geoparque Oeste