Hortelão do Oeste
06.11.2020
Do melhor do campo para a mesa, apostando na qualidade e na diversidade.
Este é o princípio da atividade da Hortelão do Oeste, uma marca de uma empresa de cariz familiar sediada no Concelho, mais especificamente em Runa, por meio da qual atualmente são fornecidos principalmente produtos hortícolas de alta qualidade para os melhores restaurantes da zona de Lisboa.
Com uma existência relativamente recente, mas com um crescimento contínuo, a Hortelão do Oeste é um projeto que nasce numa família que há gerações está ligada à atividade agrícola, estando esta marca mais concretamente afeta à empresa da família Neiva Correia. Miguel Neiva Correia, um dos impulsionadores deste projeto, revelou à [Torres Vedras] que trabalhou durante anos como chef em restaurantes de excelência, tendo agora passado para “o outro lado da barricada”, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos na área da culinária.
Dos produtos da Hortelão do Oeste, que em mais de 90% provêm da atividade da empresa da família Neiva Correia, salienta-se o tomate. Mais de 200 variedades de tomate são vendidas por meio da referida marca. A multiplicidade de produtos da Hortelão do Oeste é, de resto, imensa: alho francês, alface, cebola, beterraba, abóbora, feijão-verde, courgette, pepino, couve, cenoura, brócolo, beringela, pimento, espinafre, batata, fava, ervilha, grão, manjericão, louro, salsa e orégãos, são, a título de exemplo, produtos que se podem encontrar nas listas semanais de venda da Hortelão do Oeste. Grande parte destes produtos são apresentados nessas listas em diversas variedades, sendo que, ao todo, aquela marca proporciona cerca de 600 variedades de legumes, pelo que, segundo Miguel Neiva Correia, a respetiva empresa se considera “produtora/colecionadora” de sementes, não apenas importando sementes do estrangeiro, mas também reabilitando algumas sementes nacionais, e possuindo, assim, atualmente um já considerável banco de sementes.
De salientar também dos produtos da Hortelão do Oeste o trigo barbela, uma espécie de trigo com um baixo teor de glúten. De resto, para a produção de farinha, a empresa da família Neiva Correia adquiriu recentemente um moinho tradicional que foi apetrechado com equipamento moderno. Entretanto, por meio da Hortelão do Oeste, está também a iniciar a produção de centeio e de milhos nacionais e estrangeiros.
De frisar também que a produção da Hortelão do Oeste assenta nos princípios da agricultura biológica, não utilizando, por exemplo, câmaras de frio, o que acarreta riscos, mas também óbvios benefícios em termos de qualidade, sendo que se destina a um nicho de mercado altamente especializado e exigente. “É um negócio complexo, onde o planeamento é muito difícil de se fazer, e é necessária muita pesquisa, muita aprendizagem”, afirma Miguel Neiva Correia.
De referir também que devido à qualidade da sua produção, os terrenos onde são cultivados os produtos da Hortelão do Oeste têm já sido inclusivamente visitados por experts da culinária estrangeiros.
Atualmente os produtos da Hortelão do Oeste são entregues na zona da grande Lisboa e também no Concelho.
B.I.
Nome: Hortelão do Oeste
Área de atividade: Agricultura
Início de atividade: 2017
N.º de funcionários: 10
Localização: Rua da Liberdade, 24 2565-737 Runa
Contactos: 914 951 214 / hortelaodooeste@gmail.com / https://www.facebook.com/hortelaodooeste/