I Encontro de Aprendizagem Socioemocional celebrou 20 anos de “Atitude Positiva”

14.09.2023

Imagem da intervenção da presidente da Câmara Municipal na sessão de abertura

Foi já há duas décadas que o “Atitude Positiva” foi criado.

Para comemorar os 20 anos deste programa realizou-se no passado dia 8 de setembro, em Torres Vedras, o I Encontro de Aprendizagem Socioemocional.

Neste encontro foi realizada uma apresentação em que se efetuou uma retrospetiva aos programas de desenvolvimento de competências socioemocionais do “Atitude Positiva”, levada a cabo pelos respetivos técnicos (Vítor Coelho, Ana Maria Romão, Sofia Saldanha, Patrícia Silva, Vanda Sousa, Marta Marchante e Patrícia Brás). Anteriormente, também no âmbito do mesmo encontro, e igualmente no período da manhã, tinham sido abordadas “Políticas e Práticas Educativas”, num painel que teve como oradoras Filomena Pereira (diretora dos Serviços de Educação Especial e de Apoios Socioeducativos da Direção-Geral da Educação), Ana Meira (representante da Direção Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses) e a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, que foi, de resto, uma das preletoras na sessão de abertura do I Congresso de Aprendizagem Socioemocional.

Neste momento, Laura Rodrigues realçou a importância do “Atitude Positiva” para a comunidade do Concelho, bem como a forma bastante favorável com que a mesma o tem acolhido. A presidente da Câmara Municipal frisou também na ocasião o grande upgrade que o programa teve no ano letivo 2015/2016, quando passou a abranger todos os agrupamentos de escolas do Concelho, o que aconteceu na sequência de uma candidatura a fundos comunitários realizada com o apoio dos serviços municipais. Também segundo Laura Rodrigues, o “Atitude Positiva” é um projeto de sobeja importância, na medida em que contribui de forma relevante para um melhor futuro das crianças e jovens que usufruem do mesmo.

Na sessão de abertura do I Congresso de Aprendizagem Socioemocional marcou também presença o presidente do Académico de Torres Vedras, Hugo Lucas, que, na sua intervenção, aproveitou para agradecer o apoio que a Câmara Municipal tem dado ao “Atitude Positiva”, um programa que, segundo as suas palavras, já impactou cerca de 25 mil alunos. Hugo Lucas enalteceu ainda no seu discurso a componente de investigação do “Atitude Positiva”, a qual tem contribuído para uma melhoria contínua do mesmo.

Refira-se que do programa da manhã do I Congresso de Aprendizagem Socioemocional fez também parte uma intervenção de Baiba Martinsone (da Universidade da Letónia), intitulada “Promoting social emotional learning, mental health and well-being in educational settings in Latvia”.

O evento, que de manhã decorreu no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, prosseguiu à tarde também nesse espaço, mas alargou-se a espaços próximos deste com workshops e sessões de comunicação paralelas.

Sobre o "Atitude Positiva"

O “Atitude Positiva” é um projeto promovido pelo Académico de Torres Vedras que tem contado com o apoio da Câmara Municipal, o qual se destina à comunidade educativa e foca-se na promoção de estilos de vida saudáveis e na redução de comportamentos de risco. Tendo começado a ser implementado em 2003/2004 em três escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Concelho (EB 2/3 Gaspar Campello, EB 2/3 do Maxial e EB 2/3 de S. Gonçalo), abrangendo 712 alunos, atua atualmente ao nível dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, em todos os agrupamentos de escolas do Concelho.

Refira-se as várias vertentes que o “Atitude Positiva” abrange: programas de desenvolvimento de competências socioemocionais (em que são trabalhadas competências cognitivas, sociais e emocionais consideradas cruciais para a promoção de comportamentos saudáveis e que assumem um caráter protetor face a comportamentos de bullying e à pressão de pares negativa); Programa de Transição Positiva (programa de ajustamento escolar na transição para os 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, o qual tem o intuito de promover o sucesso escolar); sessões de informação e sensibilização destinadas a professores e alunos (as quais têm o intuito de trabalhar temas, como por exemplo, o consumo de álcool e substâncias psicoativas, o tabagismo, o bullying, a educação sexual e a ansiedade em situações de avaliação); oficinas de trabalho destinadas a assistentes operacionais (em que se abordam temáticas como comunicação com os alunos, escola e família, igualdade de género, relacionamento interpessoal, trabalho em equipa, gestão de conflitos e identificação e prevenção do bullying); e formações/oficinas para pais e encarregados de educação (que focam temáticas como a saúde mental, o uso nocivo de tecnologias, o bullying, a alimentação saudável e a transição de ciclo escolar).

Os resultados do trabalho desenvolvido no âmbito do “Atitude Positiva” têm sido bastante favoráveis, tendo inclusivamente já sido publicados em revistas científicas internacionais e em conferências de âmbito nacional e internacional.

Última atualização: 19.09.2023 - 11:26 horas