Inauguração da Praça Machado Santos juntou torrienses
06.05.2024
No dia 4 de maio foi inaugurada a requalificação da Praça Machado Santos, conhecida por Praça da Batata, em Torres Vedras.
Na sua intervenção, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, David Lopes, referiu que “temos hoje uma praça ampla, moderna, acessível. É um local de identidade local e que diz muito a todos os torrienses”. Acrescentou que “a intervenção significa que estamos a cuidar da nossa história e cultura, sendo um espaço que pode servir para atrair visitantes e estimular a economia local.”
Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, referiu que esta foi uma requalificação muito participada. Em 2019, quando se levantou a hipótese de fazer esta obra, foi pedida a participação da população e posteriormente foi feita a apresentação pública do projeto. A presidente da Câmara Municipal lembrou ainda que a Praça Machado Santos foi muito vivida ao longo dos séculos, o que significa que, na sua requalificação, teve de existir também uma intervenção arqueológica. Durante esta obra, foi descoberta uma tela funerária decorada que pertenceu a um cemitério da paróquia de Santiago, que terá funcionado nesse local entre os séculos XVI e meados do século XIX.
Laura Rodrigues agradeceu aos comerciantes e moradores que foram mais afetados pelo decorrer das obras. Referiu que esta praça é um espaço aberto que pode acolher atividades várias, quer para os jovens, seniores e famílias de forma geral. “O que queremos cada vez mais é devolver estes espaços à população”.
Na inauguração estiveram presentes o grupo musical Vira Vadio e as escolas de dança MPT e Estufa – Plataforma Cultural. O restaurante Maria Cachucha serviu petiscos variados, todos confecionados com batata.
A intervenção, que cobriu uma área de 1455m2, envolveu um investimento de cerca de 300.000€ e incluiu a requalificação do pavimento e infraestruturas, como a iluminação; e a criação de faixas de pavimento em pedra calcária, para um percurso suave, acessível e confortável para cadeiras de rodas, carrinhos de bebé e outros meios. Incluiu também a criação de uma plataforma e zona de estadia em pedra calcária; bancos de pedra; e plantação de árvores.
Na Praça Machado Santos situava-se os Paços da Rainha D. Beatriz, rainha de Torres Vedras, que no Séc. XIII recebeu esta vila pelo marido, D. Afonso III. Na mesma praça também se encontrava uma das igrejas matrizes da vila medieval e o primeiro Convento da Graça, edificado em 1366. Foi também o local onde se realizaram as feiras de Santiago e S. Gonçalo. No século XX, acolheu a feira da batata, substituindo a Praça do Município, o que lhe deu o nome por que é vulgarmente conhecida.