Itinerância de trabalhos elaborados no âmbito do projeto “A Arte de Integrar” teve início
21.03.2023
A exposição itinerante de trabalhos elaborados no âmbito do projeto “A Arte de Integrar” foi inaugurada no passado dia 15 de março, na Escola Secundária Henriques Nogueira.
De referir que este projeto, que decorreu entre maio de 2021 e dezembro de 2022, tendo por base a realização de sessões semanais no Porta 5 - Espaço Cultural, orientadas pela ilustradora gráfica Madalena Bastos, permitiu desenvolver a criatividade e as capacidades expressivas de migrantes residentes no Concelho, em paralelo com as de outros membros da comunidade local. Nos encontros semanais do projeto “A Arte de Integrar” foram exploradas variadas técnicas de expressão plástica e visual, como técnicas de pintura (acrílico, aguarela e lápis), técnicas associadas à aplicação da tinta da china, gravura, colagens e fotografia.
O “A Arte de Integrar” contou com participantes de várias nacionalidades (nomeadamente portugueses, brasileiros, nepaleses, israelitas, franceses, japoneses, russos, macedónios e belgas), permitindo partilhar referentes culturais e artísticos de diferentes comunidades, contribuindo para a sua (re)criação inovadora. Teve ainda a mais-valia de, ao promover relações sociais entre os participantes, permitir o aperfeiçoamento do domínio da língua portuguesa num contexto de informalidade.
Todo o material recolhido e trabalhado por meio do referido projeto é exposto no âmbito do Plano Nacional das Artes e irá itinerar por algumas escolas do Concelho.
O “A Arte de Integrar” foi um projeto promovido pelo Município, inserindo-se no Plano Municipal para a Integração de Migrantes. Recorde-se que as ações que integram este plano são financiadas em 75% pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração e em 25% pelo Município.