Torres Vedras

José Miranda

18.11.2025

José Miranda, jovem hoquista torriense, sagrou-se recentemente campeão da Europa de hóquei em patins pelas cores nacionais. Segue as pisadas de outros torrienses que também representaram a seleção portuguesa de hóquei patinado, e que iniciaram o seu percurso desportivo numa cidade em que este desporto tem já uma longa tradição e pergaminhos.

Filho de um antigo hoquista profissional – o também torriense, Afonso Miranda –, começou cedo, ainda com dois anos, a patinar, depois do seu pai lhe ter trazido da Suíça, na sequência de uma participação no torneio de Montreux, dois chassis de patins que o seu avô aparafusou a um par de ténis. Foi com o célebre Zeca Pinto que começou a jogar hóquei em patins na Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, tendo, com 14 anos, dado o “salto” para o Sport Lisboa e Benfica, clube que representa atualmente, com 21 anos de idade.  

O trabalho, a disciplina, o sacrifício, a resiliência e a crença progressiva em si próprio têm sido, segundo José Miranda, as chaves para o seu sucesso. “Por vezes tenho de abdicar de estar com os meus amigos, de sair à noite ou de me alimentar mal, mas é esta a vida que eu levo e não me arrependo, até porque tenho muito prazer na minha atividade de hoquista”, conta. E acrescenta: “Não nos podemos acomodar, achar que já somos muito bons e não temos nada para melhorar, e o facto é que todos os dias temos coisas novas para aprender, a realidade vai evoluindo e temos de nos adaptar à evolução”.

José é também um homem de Fé. A esse propósito confidencia até um episódio ocorrido no recente Campeonato da Europa de Hóquei em Patins: “Tínhamos perdido os primeiros jogos e antes dos quartos de final reuni os meus colegas no meu quarto para lermos uma passagem da Bíblia. Falámos sobre essa passagem e depois fizemos as refeições sempre com duas velas acesas”. Coincidência ou não, a partir desse momento seguiu-se um ciclo de vitórias que culminou com a conquista do torneio.

Frequentando atualmente o curso de Ciências do Desporto na Faculdade de Motricidade Humana, José Miranda antevê o seu futuro como preparador físico ou proprietário de um ginásio. Para já, pretende, pelo seu clube, conquistar a Taça e o Campeonato de Portugal e a Liga dos Campeões em hóquei em patins. E sonha também em ser campeão mundial de seleções.



Publicado: 18.11.2025 - 16:16 horas
voltar ao topo ↑