Jovens de Torres Vedras tiveram experiências vocacionais em contexto laboral
12.08.2022
A Área da Juventude da Câmara Municipal voltou a proporcionar experiências vocacionais em contexto laboral a jovens residentes no Concelho.
Tal aconteceu com o programa “Faz e Acontece”, o qual foi dinamizado durante o passado mês de julho (entre os dias 4 e 29), tendo no mesmo participado 21 jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos, os quais tiveram oportunidade de usufruir de experiências em áreas profissionais como a saúde, a educação, as ciências, a informática, a social, as artes, as finanças e o desporto.
O programa “Faz e Acontece” contou, na sua edição deste ano, com a colaboração de um conjunto de entidades, nomeadamente:
- Centro Social Paroquial de Torres Vedras - Centro de Intervenção Comunitária
- Farmácia Torreense, de Perdigão, Valente & Perdigão, Lda
- Fisiotorres - Centro Clínico e de Fisioterapia, Lda
- RLdent - Clínica de Reabilitação Oral, Lda
- Soerad - Sociedade de Estudos Radiológicos, Lda
- Associação SFCOLAB - Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura
- Campotec - Comercialização e Consultadoria em Hortofrutícolas, SA
- Labovedras - Laboratório de Análises, Lda
- Lab Aberto - Fablab - Associação para a Promoção da Ciência, Arte, Tecnologia, Criatividade e Investigação
- Centro Médico São Pedro de Torres Vedras, Lda
- Capa - Produtos de Farmácia, Unipessoal, Lda
- Creche Bolinha de Neve, Unipessoal Limitada
- Informestre - Assistência Técnica e Comercialização de Equipamentos Informáticos, Lda
- Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Torres Vedras
De referir que também o Município proporcionou experiências no âmbito da edição deste ano do programa “Faz e Acontece”, por meio, nomeadamente, das suas áreas de Construção e Manutenção de Vias Municipais e de Promoção da Atividade Física, bem como do Museu Leonel Trindade e do Centro de Artes e Criatividade.
Recorde-se que o “Faz e Acontece” tem como objetivo principal promover a aquisição de competências no domínio da educação não formal dentro de áreas especificas, bem como a convivência direta com algumas atividades profissionais que, apesar de possuírem um cariz fundamentalmente ocupacional, poderão ter um papel relevante para a formação e desenvolvimento pessoal/social dos participantes. Acresce ainda o facto deste projeto contribuir para a valorização pessoal dos mesmos, o reforço das suas relações pessoais e o alargamento do seu leque de interesses.